Estabelecer estratégias para as vendas Black Friday pode ser uma missão desafiadora, afinal, estamos falando de um dos eventos mais importantes e competitivos para o mundo do e-commerce.
No entanto, existem algumas estratégias que fogem do óbvio e podem maximizar as vendas da sua loja virtual.
Neste artigo, trarei alguns exemplos práticos que vão fazer toda a diferença na hora de elaborar suas ideias para as vendas Black Friday.
Mas, antes de ir para o conteúdo, aproveite para acessar também os artigos anteriores deste Especial Black Friday 2021. Confira:
- Parte 1: Black Friday 2021: conheça a história do evento
- Parte 2: Os primeiros passos para sua campanha de sucesso na Black Friday
São artigos detalhados nos quais apresento tópicos que considero indispensáveis para quem deseja aproveitar todo o potencial do evento.
Confira 5 ideias para as Vendas Black Friday 2021
Valorize as ações de branding
Ao analisar o ano de 2021, encontramos um cenário que está totalmente impactado pelas mudanças de comportamento dos consumidores.
Para se ter uma ideia, uma pesquisa global realizada pela Accenture, mostra que o público brasileiro se encontra no topo da lista dos consumidores que mais se importam com as propostas de valor das marcas.
Ou seja, aspectos como custo e qualidade não são mais os únicos pontos que influenciam na decisão de compra. Por esse motivo, é importante também investir em ações de branding.
A principal missão aqui é identificar e trabalhar com temas relevantes que estejam relacionados com a cultura da sua empresa. Confira alguns exemplos abaixo para se inspirar:
- Você tem um e-commerce focado em produtos para o segmento Pet? Então mostre que sua empresa se importa com a saúde e o bem-estar dos animais.
- Possui um e-commerce com produtos direcionados para o público LGBTQIA+? Então mostre porque essa representatividade é tão importante para a sua organização.
- Você tem um e-commerce de alimentos e bebidas? Então apresente dicas e receitas que sejam relevantes para esse público.
É preciso colocar esse conceito em prática desde já. Dessa forma, será possível desenvolver ações e estratégias para impulsionar as vendas Black Friday.
Além de alcançar mais pessoas, essa estratégia te ajudará a criar uma conexão com seu público, aumentando as chances de conversão durante todo o evento.
Prepare o seu e-commerce para os picos de tráfego
É muito provável que sua loja virtual receba alguns picos de tráfego ao longo das vendas Black Friday.
Por isso, entre em contato com seu provedor de hospedagem e sua plataforma de E-commerce para conversar sobre as limitações de tráfego da sua Loja Virtual. Dessa forma, você terá uma visão mais clara e técnica sobre a situação atual do seu negócio.
Além do mais, você também poderá investir em upgrades para oferecer a melhor experiência de usabilidade para o seu cliente, garantindo um cenário perfeito para as vendas Black Friday.
Vendas Black Friday: o poder do pop-up
Durante a Black Friday, você provavelmente receberá muitos visitantes novos no seu e-commerce. Paralelamente, esses mesmos visitantes estarão conferindo as ofertas dos seus concorrentes para tentar encontrar a melhor opção de compra.
Por esse motivo, o pop-up desempenha um papel muito importante em suas estratégias para as vendas Black Friday, afinal, ele pode te ajudar a fisgar a atenção do consumidor.
Logo abaixo, separei alguns exemplos de ideias com pop-up para serem utilizadas na Black Friday:
- Dar boas vindas aos novos clientes e coletar contatos por meio de um material rico;
- Trazer os clientes que desistiram da compra para sua base de leads;
- Gerar um senso de urgência para impulsionar as vendas da temporada;
- Disponibilizar um cupom de desconto para estimular a compra;
- Oferecer itens complementares para aumentar o ticket do carrinho;
- Entre outras possibilidades.
Crie um sentimento de urgência
O ato de gerar um sentimento de urgência ao final da jornada de compra está se tornando cada vez mais presente em e-commerces dos mais diferentes segmentos.
No entanto, para tirar o melhor proveito desse gatilho mental, será preciso adaptá-lo em suas vendas Black Friday.
Você pode, por exemplo, colocar um contador de quantidade de estoque em suas páginas de venda. Além do mais, frases como “Restam x peças”, “Estoque baixo” ou “Últimas unidades” são ótimas para estabelecer uma sensação de escassez.
Trata-se de uma estratégia simples, mas muito eficaz, capaz de engajar o seu visitante e aumentar o número de conversões da sua loja virtual.
Deixe seu e-commerce otimizado para o mobile
Já não é mais novidade dizer que boa parte dos consumidores devem realizar suas compras da Black Friday por meio de smartphones.
No entanto, também é comum encontrarmos e-commerces que ainda não estão totalmente compatíveis com as plataformas mobile.
Se a sua loja virtual estiver otimizada para dispositivos móveis, ela terá mais chances de aparecer no topo dos resultados das pesquisas, impactando de maneira direta nas estratégias para as vendas Black Friday.
Por isso, é essencial alinhar esse aspecto antes mesmo do evento acontecer. Inclusive, o próprio Google oferece uma ferramenta simples e rápida para verificar se o seu e-commerce está compatível com dispositivos móveis.
Basta clicar aqui, inserir a URL do seu site e realizar o teste de compatibilidade. Dessa forma, você poderá analisar os resultados para poder realizar os eventuais ajustes necessários antes de colocar suas ideias para as vendas Black Friday em prática.
Vendas Black Friday: dica extra para se inspirar
Na parte 1 do Especial Black Friday 2021, citei diversos cases de sucesso que podem servir como inspiração para você definir as ofertas do seu e-commerce para o evento.
Recomendo que você acesse esse conteúdo para conferir diferentes tipos de estratégia que realmente trouxeram resultados incríveis. A partir daí, você poderá ter insights para aplicar em sua empresa.
Espero que tenha gostado das ideias para as vendas Black Friday que compartilhei ao longo do texto. São estratégias que com certeza farão a diferença para sua loja virtual ao final desta data comemorativa.
Na semana que vem, trarei o último artigo do nosso especial Black Friday 2021, que irei mostrar como continuar vendendo após o evento. Acompanhe para conferir!