O fim de ano já está se aproximando e, cada vez mais, o consumidor tem esperado o período para aproveitar as oportunidades que ele traz. De acordo com uma pesquisa da Offerwise, encomendada pelo Facebook, o número de brasileiros que pretende comprar alguma coisa na Black Friday este ano é 29% maior que em 2020 e apenas 41% dos entrevistados pretendem fazer suas compras em lojas físicas, o que indica que empresas de diversos portes e segmentos devem ter uma alta demanda nesse período, principalmente por meio de seus canais de e-commerce.
Cientes deste cenário, as empresas que querem lucrar tanto na Black Friday, que este ano está programada para o dia 26 de novembro, assim como no Natal, precisam investir no digital e marcar presença onde seus clientes estarão presentes.
Ainda de acordo com a pesquisa, mais de 70% dos entrevistados utilizam as redes sociais na busca por novos produtos, marcas e empresas.
Do total de participantes, 89% indicaram que os anúncios do Facebook influenciaram nas compras do ano passado e 60% admitiram que os comentários e avaliações sobre os serviços, produtos e empresas nas redes sociais influenciam na decisão de compra.
Todos esses dados levam a uma conclusão clara: o grande período de compras está chegando e sua empresa tem que se preparar para lucrar nessa data. Seja na internet ou na loja física, o que define uma campanha de sucesso é a estratégia, que precisa estar bem estruturada.
Por se tratar de uma data conhecida por suas promoções expressivas, com produtos que chegam a até 90% de desconto, a Black Friday passou a ficar cada vez mais importante aqui no Brasil e hoje já é a segunda época mais importante para o mercado varejista, ficando atrás apenas do Natal, outra data que já está batendo em nossa porta. Ou seja, a demanda tende a aumentar muito conforme a proximidade dessas datas. E para conseguir atender toda essa procura é possível que as empresas tenham que aumentar seus estoques, o número de colaboradores e operação logística, por exemplo.
Atualmente, um dos fatores mais importantes para estes eventos é preparar o site e as estratégias digitais. Com os smartphones concentrando a maior parte dos meios de compra, é imprescindível que os sites estejam preparados para este canal, sendo responsivos e adaptando-se a todos os tipos de tela. Em 2021 irão se destacar aqueles que centralizarem as campanhas de marketing no digital, em diversos canais de contato com o consumidor. Investir nessa estratégia e mantê-la sempre otimizada é fundamental para o sucesso das vendas.
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Como fazer um planejamento de marketing digital para as vendas de fim de ano
O primeiro passo para o planejamento estratégico de marketing digital de uma marca é estabelecer quem é seu público-alvo, a persona, os principais canais de atuação da empresa, entre diversos outros fatores, que impactam na hora das vendas.
Outro passo importante é analisar os dados do site, ainda que seja antes da Black Friday ou do Natal, para verificar se a plataforma vai suportar o alto número de usuários que a acessam nas datas.
Por esse motivo, é preciso acompanhar dados como a taxa de rejeição, o número de cliques, conversões, entre algumas outras métricas principais de usabilidade, assim como verificar todos os detalhes de sua composição, se há erros de português, como está o tempo de carregamento, se existem erros de URL ou domínios do seu site. Desta forma, fica muito mais fácil de identificar o que é preciso melhorar e realizar todas as correções necessárias até a chegada da temporada, quando o usuário precisa ter a melhor experiência de compra possível.
Anúncios nas redes sociais também são ótimas estratégias. Quando o período estiver se aproximando, é recomendado que esses anúncios sejam feitos com os principais produtos e promoções lançadas em suas redes sociais. As pessoas que seguem sua página e até as que não seguem, começarão a receber os anúncios, aumentando as chances de venda, o reconhecimento da marca e o engajamento.
Os anúncios pagos são excelentes alternativas para atrair mais clientes e para que a marca possa divulgar um produto de maneira personalizada. No gerenciador de anúncios, independentemente de qual for a plataforma, é possível direcioná-los para públicos específicos, definidos por região, estado civil, entre outros perfis. Ao fazer um anúncio direcionado é mais fácil atingir as pessoas que podem se interessar por seu produto ou serviço.
Outra estratégia é o e-mail marketing com ofertas atrativas, que ajudam a fidelizar os clientes e gerar proximidade com os já consumidores da sua marca. Ao enviar o e-mail para a base de dados, é interessante incluir o link com acesso aos produtos e promoções, pois havendo interesse do consumidor, basta que ele clique e realize a compra em questão de segundos. A chamada destes e-mails pode contar com informações que evidenciem que os descontos são exclusivos.
Para atuar com todas essas estratégias, o mais indicado é contar com uma agência especializada em marketing digital, pois somente com um bom trabalho será possível garantir as vendas neste período.
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