Antes da pandemia de Covid-19, as vendas no carnaval eram ótimas para negócios em diversas áreas. Mas, com o cenário atual, é necessário saber como se preparar para gerar vendas. O carnaval é um dos feriados mais desejados pelos brasileiros, afinal de contas, muitas pessoas aproveitam o período para viajar ou descansar. Porém, o feriado vai muito além disso.
As vendas no carnaval também ganham destaque. Isso porque as festas atraem pessoas em todo o mundo, o que movimenta a economia nos setores de turismo, negócios, restaurantes e muito mais.
Isso quer dizer que, embora o feriado aconteça no início do ano, ele impacta positivamente o cenário econômico do Brasil durante todos os outros meses.
No entanto, desde o ano passado, devido à Covid-19, não podemos comemorar o feriado com aglomerações. Então, como vender mais no carnaval de 2022?
Sim, é possível, desde que exista um bom planejamento de marketing e vendas. Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e confira!
Pandemia e oportunidades de vendas no carnaval
Ano passado, mesmo não tendo o carnaval devido ao alto índice de casos de Covid-19, muitas pessoas tinham esperança de que a festa aconteceria em 2022.
No entanto, mesmo com o avanço da vacinação, devido ao surgimento de novas variantes que provocam a doença, ainda é necessário ter certa cautela para evitar novas ondas de contágio.
Por esse motivo, as festividades do carnaval 2022 já foram canceladas em várias cidades do país.
Porém, mesmo sem as festas, é importante deixar claro que muitas pessoas não trabalharão e, graças ao avanço da vacinação, muitas delas poderão viajar pelo país e aproveitar os dias de folga.
Inclusive, segundo o estudo “Pulso Expectativa 2022”, aproximadamente 44% dos entrevistados pretendem aproveitar o feriado para descansar.
Portanto, é possível gerar vendas no carnaval 2022, desde que exista um bom planejamento, que haja foco em atender às necessidades do cenário atual.
Especialmente os negócios nas áreas de turismo – passagens, hospedagem, serviços turísticos, locação de carros etc. -, alimentação, bebidas e até mesmo vestuário poderão vender mais por causa do feriado.
Dito isso, agora é o momento de se planejar e pensar em estratégias para chamar a atenção do público-alvo.
Dicas para vender mais no carnaval
Antes de saber quais são as nossas dicas para vender mais no carnaval, é importante que se tenha em mente que o comportamento do consumidor mudou.
Hoje, as pessoas fazem mais compras online, incluindo roupas, sapatos, comidas, passagens, hospedagens e muito mais.
Com o carnaval se aproximando, é normal que muitas pessoas estejam se planejando para viajar, seja para outros estados, outras cidades ou até mesmo para explorar a cidade onde moram.
Portanto, prepare-se para atender à demanda de vendas que surgirá.
Aqui estão algumas dicas que podem ajudar!
1. Fique de olho nas tendências
Observar as tendências é algo importante em qualquer época do ano. Afinal, para que um negócio se destaque, ele precisa entregar o que o seu público-alvo deseja.
No entanto, considerando o cenário atual, é mais importante do que nunca observar o que está sendo feito no mercado para atrair mais vendas.
Se você atua na área do turismo e, por exemplo, vende pacotes de viagens, quais são os destinos mais procurados no momento?
Talvez, sejam aqueles menos conhecidos, que possuem um volume menor de pessoas. Isso porque, devido à pandemia, as pessoas ainda podem optar por evitar aglomerações.
Também pode ser que elas estejam em busca de opções de hospedagens mais acessíveis, ou destinos mais próximos, já que não querem gastar muito dinheiro em poucos dias.
Entender o que o seu público-alvo está buscando é fundamental para que você possa elaborar a sua estratégia de vendas.
2. Atenção ao estoque
Ao identificar que pode ocorrer um aumento de vendas, qualquer tipo de negócio precisa se preparar e também aumentar o seu estoque para atender às demandas.
Aqui, o importante é que exista uma projeção de vendas para que o estoque seja organizado e tenha a quantidade de itens necessária para atender aos pedidos dos clientes.
Se você tem um restaurante em uma região que sabe que terá uma maior demanda de clientes, certifique-se de que terá os ingredientes necessários para atender a todos e não perder vendas.
Lembre-se que de muitas pessoas estarão em casa e, caso o seu negócio ofereça a opção de delivery, também deverá se preocupar com essas solicitações.
Isso serve para qualquer tipo de negócio. E, quanto antes você começar a organizar o seu estoque e prepará-lo para o carnaval, melhores serão suas chances de obter boas negociações com seus fornecedores.
3. Ações de marketing digital
Se você tem um negócio, mas ainda não investe em marketing digital, deve considerar começar a fazer isso o mais rápido possível.
Os consumidores estão online, fazendo pesquisas de produtos e serviços e querem encontrar a melhor opção para eles, aquela que atende às suas necessidades.
Portanto, se um negócio não investe em marketing digital, está perdendo espaço no mercado para os seus concorrentes.
Faça um bom planejamento de marketing e inclua ações de:
- Redes sociais;
- SEO (otimização de sites);
- Mídia paga (Google Ads, Facebook Ads etc.);
- E-mail marketing;
- Marketing de vídeo;
- Publicações no blog sobre carnaval;
- Atualização do site (banners com temática de carnaval).
Crie uma campanha com foco no carnaval e aproveite as ferramentas e os canais que podem ser utilizados. As redes sociais são excelentes para a divulgação de campanhas em períodos de festa.
Tenha muita atenção ao início das divulgações. Elas devem começar o quanto antes para que os clientes sejam alertados sobre o feriadão.
4. Faça promoções
Em datas comemorativas, é normal que empresas façam promoções para chamar a atenção dos potenciais clientes.
Lembre-se de que todos tentarão aproveitar ao máximo a oportunidade de gerar vendas no carnaval. Logo, você precisa oferecer algum diferencial para conquistar os consumidores.
Para incentivar as compras, você pode oferecer produtos com preços reduzidos, cupons de descontos, brindes, frete grátis e assim por diante.
Como o carnaval ocorre no início do ano, essa é uma época em que as pessoas possuem muitos gastos, como a volta às aulas, IPTU, IPVA etc.
Com isso, as empresas que oferecem algum tipo de promoção conseguem chamar a atenção e podem obter mais vendas.
Só tenha muito cuidado quando se trata de reduzir os valores dos produtos. Você quer atrair mais clientes, mas não pode ter prejuízos. Além disso, não adianta oferecer um produto com preço menor se ele não é o que o seu público-alvo deseja comprar.
5. Otimize seu processo de vendas (atendimento)
Se você sabe que terá uma demanda maior de vendas, é importante que tenha uma equipe capacitada para lidar com os clientes.
Oferecer um atendimento de qualidade é algo essencial para qualquer empresa que deseja crescer e conquistar os clientes.
Porém, nem sempre elas estão realmente preparadas para atender a uma demanda maior de compras, e isso é um grande erro.
Dependendo do seu negócio, pode ser que você precise aumentar a quantidade de atendentes e vendedores. O importante é que o seu negócio esteja preparado para os pedidos e não perca nenhuma oportunidade de venda.
6. Desenvolva uma estratégia para a loja física
Se você também tem uma loja física, também é essencial que desenvolva uma estratégia para ela.
O carnaval é uma época em que nos deparamos com muitas cores, confetes, purpurinas, fantasias e assim por diante.
Portanto, embora não tenhamos as festas de carnaval, você pode deixar a sua loja física totalmente no clima carnavalesco. Com isso, poderá chamar a atenção dos clientes e ainda proporcionar um ambiente divertido.
Aqui, você pode – e deve – abusar da criatividade. Lembre-se de que muitas pessoas gostariam de estar nas ruas comemorando o carnaval. Então, ao oferecer um ambiente com decoração de carnaval, você pode criar uma conexão maior com elas.
Claro, isso vai depender muito do seu tipo de negócio. Caso seja algo mais formal, você não deve exagerar na decoração, mas pode ter algo que lembre o feriado.
O carnaval é um dos feriados favoritos dos brasileiros. No entanto, dadas as circunstâncias, os empreendedores precisarão se preparar para aproveitar as diferentes oportunidades que podem ter durante o feriadão.
Desde que um bom planejamento seja feito com antecedência, existem certos tipos de negócios que poderão ter sucesso com as vendas no carnaval.
Se você tem um negócio online, uma das melhores formas de aumentar as vendas no carnaval é tornando o seu e-commerce mais conhecido. Para isso, use as principais estratégias de SEO, e apareça em primeiro lugar no Google.
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