Confira importantes dicas para ajudar você a vender mais no e-commerce.
Já dizia Philip Kotler: manter um cliente custa de cinco a sete vezes menos que conquistar um novo. Se parar para pensar, faz todo sentido, visto que consumidores leais costumam comprar mais vezes, gastar mais em cada compra e divulgar a empresa de forma espontânea. A grande questão é que, para fidelizar e vender mais no seu e-commerce, é necessário conquistar a confiança do consumidor.
Afinal de contas, o cliente está atento à segurança dos sites para evitar roubo de dados pessoais e prejuízos com compras que nunca chegarão em casa. Para mostrar que o seu comércio eletrônico é sério, portanto, é importante investir em estratégias para aumentar a credibilidade do negócio. Os reviews entram nesse contexto como uma ferramenta valiosa para transmitir segurança.
Gostou do assunto e quer saber como conquistar a confiança dos clientes? Continue a leitura porque trouxemos várias dicas práticas para melhorar a reputação do e-commerce. Confira!
Como conquistar a confiança do cliente?
Apesar de o consumidor ter perdido o medo de comprar pela Internet, sempre rola uma apreensão ao fazer negócios pela primeira vez em uma loja virtual.
Logo, é comum que o cliente faça diversas pesquisas na Internet para garantir compras seguras. A seguir, vamos mostrar algumas táticas interessantes para passar essa segurança ao consumidor.
Use os reviews e as avaliações ao seu favor
Reviews e avaliações são opiniões de clientes reais que tiveram experiências com a loja virtual. Se um consumidor lê os comentários e percebe que o e-commerce entrega tudo no prazo, por exemplo, ele se sentirá mais seguro para fazer compras ali.
Veja só alguns números que comprovam como os reviews e as avaliações contribuem para conquistar a confiança do cliente:
- 85,57% dos consumidores leem comentários antes de fazer compras pela Internet (Horizon Research Publishing);
- 85% dos clientes confiam nas avaliações publicadas na web (Brightlocal);
- produtos com reviews verificados podem vender 15% mais do que itens com avaliações anônimas (Spiegel Research Center);
- anúncios que exibem a classificação de estrelas do vendedor recebem 17% mais cliques (Google Inside AdWords).
Resolva os problemas do cliente
Empresa nenhuma está blindada contra falhas. Uma vez ou outra podem acontecer atrasos na entrega, o cliente receber produtos errados, itens com defeito de fábrica e por aí vai. No entanto, o que diferencia um negócio de outro é a forma como eles lidam com os problemas.
Para conquistar a confiança do consumidor, é necessário se desculpar pelos erros e buscar soluções rápidas. Isso vale para contatos via SAC, comentários em redes sociais, Reclame AQUI, entre outros.
Com isso, o cliente perceberá que a marca tem o hábito de solucionar conflitos da melhor forma. Assim, é possível conquistar a confiança de consumidores que enfrentaram problemas com a marca e de outros que estão apenas em busca de informações.
Garanta rapidez na entrega
A demora e a não entrega do produto são reclamações constantes entre os consumidores de comércios virtuais. Para evitar que o seu e-commerce tenha problemas desse tipo, é importante investir em tecnologias de logística e fazer parcerias com transportadoras de confiança. Vale até investir em serviços de envio rápido para agilizar as entregas.
Inclua certificados de segurança e selos de confiança no site
Deixar visíveis todas as informações do e-commerce – CNPJ, endereço, SAC, links para as redes sociais, política de trocas e devoluções etc. – é importante para transmitir credibilidade ao consumidor. Afinal de contas, esses são indícios de que a loja virtual existe e é de confiança.
Contudo, apenas essas informações não bastam. Hoje, o consumidor sabe muito bem quais são as principais medidas de segurança para evitar fraude. E verificar selos e certificados do site é uma delas. Então, vale a pena usar esses recursos no e-commerce!
Como aproveitar a confiança conquistada para vender mais no seu e-commerce?
Conquistar a confiança do consumidor é o primeiro passo para vender. O legal é que dá para aproveitar esse elo para faturar ainda mais com compras recorrentes, aumento do ticket médio e até novos consumidores vindos de indicações. Para entender melhor como conseguir isso, veja as dicas a seguir!
Aposte em táticas para aumentar a carteira de clientes ativos
Nem sempre você precisa atrair novos consumidores para vender mais. Ao aumentar a frequência de compra de consumidores que já estão na sua base, por exemplo, é possível faturar mais.
Nesse contexto, vale criar campanhas em datas sazonais, enviar lembretes para recompra e até oferecer cupons de desconto com expiração curta. Dessa forma, você consegue aumentar a carteira de clientes ativos.
Implementar programas de indicação também é uma boa estratégia. O consumidor fidelizado ganha benefícios ao levar novos clientes para o seu e-commerce, e você lucra com o aumento das vendas.
Incentive compras maiores
Aumentar o ticket médio é outra forma de vender mais. E conseguir isso com clientes fidelizados é mais fácil, uma vez que ele já confia na empresa e não tem medo de gastar no e-commerce. Veja algumas ações interessantes para incentivar compras mais caras:
- descontos progressivos;
- frete grátis para compras acima de determinado valor;
- técnicas de upsell;
- estratégias de cross sell.
Faça pesquisas frequentes para conhecer melhor o seu público
O comportamento do cliente muda com frequência. Sendo assim, é válido fazer pesquisas constantes para conhecer as preferências do seu consumidor. Isso vale para identificar novas formas de pagamento, canais de atendimento, tendências de consumo etc.
Melhore a experiência do usuário no e-commerce
Garantir uma boa experiência do usuário – ou User Experience (UX) – significa ter um site com navegação fluida e agradável. Descrição incompleta de produtos e as fotos de má qualidade, por exemplo, prejudicam a UX.
Para garantir boas experiências, portanto, é importante ficar de olho nos seguintes aspectos:
- layout amigável;
- site responsivo;
- acessibilidade;
- carregamento rápido;
- checkout simplificado;
- hierarquia de informações;
- funcionalidades atualizadas;
- ferramentas de reviews e avaliações.
Invista em marketing
As estratégias de marketing são fundamentais para gerar valor para a loja virtual e atrair tráfego orgânico e pago. Com mais visitas, as chances de vender também aumentam. Várias táticas podem ser usadas para atingir esses objetivos como:
- marketing de conteúdo;
- SEO;
- marketing de influência;
- mobile marketing;
- vídeo marketing;
- redes sociais;
- User Generated Content (UGC);
- links patrocinados.
Conquistar a confiança do consumidor é o primeiro passo para vender mais no e-commerce. Afinal de contas, o cliente precisa se sentir seguro para fazer compras na loja virtual, não é mesmo? Ao transmitir credibilidade, é possível aumentar as conversões, melhorar a taxa de recompra e elevar o ticket médio. Logo, o seu negócio fatura mais!
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