Já se foi a época em que se acreditava que, para vender, era necessário dom, aptidão ou o tal “papo de vendedor”.
Isso não cola mais.
Ainda assim, tem gente que não se desapegou dessas ideias ultrapassadas.
Vender é técnica, conhecimento e consciência de que você tem uma solução real para um problema real.
É competência, sensibilidade e respeito ao momento pelo qual o outro está enfrentando.
Eu acredito nisso e fico de estômago virado quando testemunho as apelações, “forçações” de barra e distorções usadas por alguns.
Vou te dar 3 exemplos recentes:
1. Todos os dias, to-dos os di-as, TO-DOS, eu recebo ligações automáticas de um mesmo banco, moderno e bem conceituado, cada dia de um número de telefone diferente, me oferecendo algo que não quero comprar e sem a possibilidade de opt out (sendo que nem opt in eu fiz…);
2. As mensagens pelo LinkedIn de alguém que não conheço, que nunca tive qualquer contato e dizia o seguinte: “Oi, Patricia, estou preocupado. Estou tentando falar com você, mas não consigo. Fiz algo de errado? Caso tenha feito, gostaria de saber para me desculpar.”
No perfil de uma dessas pessoas, ela se denomina como Aceleração Comercial, Social Selling, Outbound e Copywriter, mostrando claramente de que se tratava apenas de uma mensagem isca.
3. Uma pessoa conhecida de mercado estava negociando um projeto com uma grande empresa. Apesar de se colocar como expert do tema do projeto, esta mesma pessoa me pediu aulas sobre o assunto.
Outros exemplos não faltam, todos os tipos de comunicação de mentra, assinaturas fake e gatilhos equivocados.
Pessoal, para vender, não precisa mentir, não precisa enganar, não precisa iludir, não precisa apelar. Isto é errado.
Seu produto/serviço é bom? Esforce-se constantemente para comunicar isso de forma verdadeira e faça com que ele se torne ainda melhor! Você conhece do assunto? Esforce-se constantemente para aprender cada vez mais.
Escute seu cliente, dê o devido respeito às dores do seu cliente. Você sabe qual dor é capaz de resolver? Entregue ainda mais para o seu cliente ou não faça o projeto. É mais justo.
E, acima de tudo, seja verdadeiro. Confiança é o fator mais importante em qualquer relação.