Supply chain é uma expressão com origem inglesa que significa “cadeia de suprimentos” ou “cadeia logística”, quando traduzido para o português. O conceito consiste em abranger todo o processo logístico de um produto ou serviço, desde a matéria-prima até a chegada ao consumidor final.
Vários integrantes constituem o supply chain e atuam em diferentes etapas do processo, como: fabricantes, fornecedores, armazéns, distribuidores, varejistas e por fim – e mais importante -, os consumidores.
Garantindo uma boa gestão da cadeia de suprimentos, resultados positivos são esperados tanto para os negócios quanto para a satisfação dos clientes.
No processo, podem ser incluídas também algumas atividades adicionais, como as que estão relacionadas à criação de novos produtos, atendimento ao consumidor, controle financeiro e ao marketing.
Como o supply chain se relaciona com a logística?
É importante saber que os dois andam sempre de mãos dadas. O conceito “cadeia de suprimentos” é algo novo, mas sua origem se deu com o surgimento da logística como objetivo de estudo em 1950.
É uma relação tão dependente uma da outra que não se sabe afirmar se a logística é instrumento do supply chain ou se funciona de forma contrária, já que existem autores para defender os dois conceitos.
De forma resumida, podemos dizer que a logística se responsabiliza por movimentar produtos de um lugar para outro e por toda a documentação que esse processo envolve. Essas atividades englobam muito mais do que apenas o transporte em si. Tudo é pensado, desde a análise estratégica para definir os meios de entrega mais ágeis e adequados para cada tipo de produto, o uso de tecnologias para movimentação de rastreio, até a gestão dos riscos durante o processo de entrega e o controle das cargas e descargas.
Conforme a logística concentra esforços no transporte da mercadoria para que tudo o que citei ocorra, o supply chain conta com uma visão mais ampla de todo o processo. Ou seja, planeja todo o fluxo do produto e sua relação com o negócio e os clientes.
Portanto, a gestão de supply chain necessita que os produtos cheguem no prazo, nas condições, quantidade e endereço combinados. Podemos afirmar que, se a logística falhar, o supply chain será diretamente afetada.
A importância do supply chain na empresa
Entre seus vários pilares, no principal temos que o supply chain visa ao melhor atendimento ao consumidor final. A importância está na forma com que conduz a empresa a esse objetivo, fazendo com que os processos se tornem mais ágeis e integrados.
Podemos apontar que, de forma geral, tem sua importância especialmente – mas não exclusivamente – na otimização do estoque da empresa.
O supply chain busca atender com precisão às demandas do mercado. Para que isso aconteça, é preciso ter agilidade na produção e de forma alguma sacrificar a qualidade.
Além disso, fazer o uso do conceito mostra uma redução de custos totais. Segundo o Logistics Bureau, empresas com o suprimento otimizado veem uma redução de 15% nos custos totais.
Essas mesmas empresas desfrutam de um fluxo de caixa quase três vezes maior, além de se encontrarem com pelo menos 50% da reserva de estoque quando comparadas com organizações sem supply chain implementado e otimizado.
Como funciona dentro da empresa?
Os produtos precisam passar por vários processos antes de chegarem aos consumidores finais. Se você quer um bom retorno sobre as vendas, precisa conhecer muito bem o produto – não se trata apenas de suas especificações.
Uma compreensão abrangente do ciclo de vida do produto é essencial. Em qual período do ano a demanda por esse item é maior? Qual é o prazo do fornecedor? Onde ele está? São produtos prontos para uso ou feitos sob encomenda? Todos esses fatores são muito importantes para garantir a disponibilidade do produto.
O gerenciamento da cadeia de suprimentos interna da empresa controlará todos os processos relacionados à aquisição de mercadorias, armazenamento, controle de pedidos do cliente, entrega e possíveis devoluções e trocas.
Na medida que o produto passa pelas mãos de várias empresas, o vendedor torna-se um elo da cadeia, posicionando-se na vanguarda no processo de repasse aos consumidores. Nessa dinâmica, o objetivo é sempre analisar os elementos da cadeia de suprimentos e encontrar formas de aprimorar o processo.
Esse gerenciamento pode ser feito de diferentes maneiras, dependendo do tipo de produto, tamanho da empresa e modelo de negócios. Em geral, o planejamento acontece da seguinte forma:
- Plano de compras baseado na previsão de oferta e demanda;
- Homologação e cotação de fornecedores de produtos e/ou matérias-primas;
- Fabricação do produto (se aplicável);
- Armazenamento do produto;
- Vendas e entrega;
- Devolução e troca de produtos (caso o cliente necessite);
- Levantamento de comentários ou feedback por meio dos canais de atendimento para aprimorar o processo.
Supply Chain Management (SCM)
A supply chain management (“gestão da cadeia de abastecimento”, traduzido) é um modelo de gestão estratégica aplicado à “logística integrada”.
Porém, é importante destacar que a cadeia de suprimentos é a evolução da chamada logística integrada. Embora comece a partir da unificação interna, a gestão da cadeia de suprimentos parte da integração externa, ou seja, do fornecedor da matéria-prima ao cliente final.
Sua principal função é garantir a integração efetiva de todos os membros e processos da cadeia de suprimentos.
Para fazer frente ao atual mercado altamente competitivo, outro ponto extremamente importante da gestão da cadeia de suprimentos é desenvolver um bom fluxo de informações sobre produtos, matérias-primas, fabricantes, distribuidores etc.
Atualmente, existem alguns softwares e sistemas de computador que podem ajudar a manter a organização do SCM e apoiar todos os aspectos inerentes ao processo de produção e distribuição do produto.
Redução do custo de produtos, aumento dos lucros, melhoria do relacionamento entre os fornecedores e clientes são consequências diretas ou indiretas de uma boa gestão do conceito.