Logo E-Commerce Brasil

10 dicas para 'casar' estratégia digital e jornada do consumidor

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A compreensão do perfil e da jornada do consumidor integram apenas o começo dentro dos negócios, principalmente no digital. Segundo André Viana, diretor comercial na Wake, o trabalho positivo neste quesito deve, por exemplo, incluir o encanto ao cliente, mas enxergando o retorno financeiro.

10 dicas para 'casar' estratégia digital com a jornada do consumidor - André Viana (Wake)
André Viana, diretor comercial na Wake (Imagem: Tiago Beef/E-Commerce Brasil)

O executivo comentou sobre o diferencial de ações baseadas em datas (data driven) por conta de alguns fatores:

  • Empresas data driven tem propensão 23 vezes maior de adquirir clientes;
  • Empresas data-driven tem propensão 6 vezes maior de reter clientes;
  • Empresas data driven tem propensão 19 vezes maior de gerar lucro.

Viana também separou 10 dicas para marcas e empresas do e-commerce ‘acertarem’ a estratégia no digital:

  • Antes dos dados serem acionáveis, eles precisam ser acessíveis;
  • Trabalhar os dados
  • Entenda os pontos de contato que fazem diferença;
  • Defina os seus indicadores de sucesso;
  • Potencializar ao máximo o poder do estoque;
  • Estar perto do consumidor para personalizar sua jornada;
  • Seamless: a mesma experiência em todos os canais e sem fricções;
  • Utilizar o poder do marketing de influência aliado com embasamento por dados;
  • Recorrência é importante para a marca se tornar mais conveniente, fornecer melhor custo-benefício e ajuda a testar produtos no mercado;
  • Diversão e dedicação com propósito pelas marcas.