A compreensão do perfil e da jornada do consumidor integram apenas o começo dentro dos negócios, principalmente no digital. Segundo André Viana, diretor comercial na Wake, o trabalho positivo neste quesito deve, por exemplo, incluir o encanto ao cliente, mas enxergando o retorno financeiro.
O executivo comentou sobre o diferencial de ações baseadas em datas (data driven) por conta de alguns fatores:
- Empresas data driven tem propensão 23 vezes maior de adquirir clientes;
- Empresas data-driven tem propensão 6 vezes maior de reter clientes;
- Empresas data driven tem propensão 19 vezes maior de gerar lucro.
Viana também separou 10 dicas para marcas e empresas do e-commerce ‘acertarem’ a estratégia no digital:
- Antes dos dados serem acionáveis, eles precisam ser acessíveis;
- Trabalhar os dados
- Entenda os pontos de contato que fazem diferença;
- Defina os seus indicadores de sucesso;
- Potencializar ao máximo o poder do estoque;
- Estar perto do consumidor para personalizar sua jornada;
- Seamless: a mesma experiência em todos os canais e sem fricções;
- Utilizar o poder do marketing de influência aliado com embasamento por dados;
- Recorrência é importante para a marca se tornar mais conveniente, fornecer melhor custo-benefício e ajuda a testar produtos no mercado;
- Diversão e dedicação com propósito pelas marcas.