Pesquisa da Clique Retire em parceria com o E-Commerce Brasil criou um retrato das entregas entre lojistas de e-commerce.
Para 89% dos respondentes, o modelo de entregas mais usado é o de entrega no endereço do consumidor em um prazo. Além disso, 32% consideram sua entrega boa e 14% muito boa.
Outros 36% a consideram razoável, enquanto 18% a consideram ruim.
Quando questionados sobre os prazos de entrega, 57% consideram razoável. Apenas 7% e 10% consideram rápido e muito rápido, respectivamente.
Em contrapartida, 25% disseram que são lentos.
Já com relação às prioridades associadas à logística, 43% responderam que é o frete grátis. Alem disso, 25% afirmaram que é a entrega no mesmo dia, 14% que são as entregas verdes (de baixo impacto) e 10% afirmaram que é o retire na loja.
Na marca dos 4% duas respostas: pontos de coleta e smart lockers.
Para 35% deles a devolução de um produto é o ponto da jornada em que o consumidor encontra maiores dificuldades. 32% afirmaram que é a entrega do produto. 7% disseram que é a troca.
60% dos lojistas afirmaram que a logística de trocas e devoluções do e-commerce é razoável.
14% afirmaram que ela é boa e 18% muito ruim. Apenas 4% afirmaram que é muito boa. Também na faixa dos 4% os que afirmaram que ela é ruim.
Em 82% das respostas, o cliente precisa postar a encomenda nos Correios em caso de devoluções. E a falta de conveniência para o cliente (por precisar se deslocar) é a principal fricção na jornada de compra do consumidor que precisa efetuar uma devolução ou troca da compra online, com 46% das respostas.
28% afirmaram que é a demora, 18% acreditam que é a dificuldade em solicitar a troca ou devolução e 7% disseram que é a falta de clareza quanto ao reembolso.
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