Logo E-Commerce Brasil

5 principais tendências para o mercado de pagamentos em 2024

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Com o crescimento das modalidades de pagamentos, investir em compreender as tendências se apresenta como essencial para as empresas do universo digital. Segundo levantamento da Nuvei, existem cinco tendências que prometem moldar a maneira como os consumidores se relacionam com as compras online. 

Mulher cadastrando cartão para pagar no computador em mesa de cafeteria
Imagem: reprodução

Otimização de pagamentos

Nenhuma empresa quer que o consumidor desista de comprar, então vale considerar que, surpreendentemente, 70% das desistências de compras acontecem após a entrada no fluxo de pagamentos. Para além do preço e da praticidade, os clientes querem investir em maneiras fáceis e tranquilas para realizar a finalização das compras. 

Gráfico de pizza com porcentagem de clientes que abandonam o carrinho durante o fluxo de pagamentos
Imagem: reprodução, Nuvei

Se o problema para a compra for o pagamento, isso descarta todo o esforço de atração e retenção do cliente que a empresa já despendeu. 

De acordo com a pesquisa, para contornar essas dificuldades, a otimização do sistema de pagamento é a solução; essa, pode recuperar até US$ 260 bilhões em vendas perdidas anualmente. A otimização pode ainda evitar as falsas recusas, que promovem perdas na casa de U$ 443 bilhões. 

Pagamentos locais

Gráfico de pizza com porcentagem de clientes que fazem compras internacionais/fonte nuvei
Imagem: reprodução, Nuvei

As preferências de pagamentos variam de país para país. Entender a maneira como o consumidor prefere pagar por suas compras é a segunda tendência revelada pelo estudo. Os sistemas precisam se adequar localmente para oferecer a opção que mais agrada o público.

Entre elas, existem “compre agora e pague depois” (BNPL), transferências bancárias instantâneas (pix, por exemplo) e voucher de vale-compras.

Otimizar as páginas de pagamento, escolher um parceiro de pagamento e aproveitar as taxas de autorização mais altas e custo de processamento menores, são algumas das vantagens que a segunda tendência de pagamentos possui. 

Dispositivos móveis

A evolução das compras por dispositivos móveis não passa despercebida. Em 2023, essa tendência representou 60% dos gastos no e-commerce global, totalizando US$ 2,2 trilhões. 

Gráfico de pizza com porcentagem de consumidores que fazem compras por dispositivos movéis/fonte nuvei
Imagem: reprodução, Nuvei

Além disso, as compras por meio destes dispositivos coincidem com a multicanalidade do varejo, trazendo uma experiência confortável com carteiras digitais e aplicativos de pagamento. 

Cartões white label

O mercado de emissões dos cartões white label tem um crescimento projetado para US$ 1,3 bilhão em 2027 – em 2023, essa tendência já alcançou o resultado de US$ 500 milhões. 

Permitindo uma maior flexibilidade para os pagamentos, os white labels devem substituir pagamentos via boletos, por exemplo. Através da emissão de um cartão virtual no momento da compra, as empresas podem melhorar o fluxo de caixa. 

Visando aderir os white labels, algumas das estratégias a serem adotadas podem ser: 

  • Substituição dos pagamentos de faturas e cheques;
  • Colaboração com um parceira de pagamento que seja emissor e adquirente;
  • Utilização da emissão do cartão para processamento de pagamentos instantâneos;
  • Integração da emissão do cartão à programas de fidelidade.

Pagamentos A2A

Mapa mundial apontando quais países possuem aplicativos de A2A/fonte nuvei
Imagem: reprodução, Nuvei

Finalizando, o levantamento traz a última tendência: pagamentos de conta a conta (A2A). Com uma crescente aceitação desse meio de pagamento, as empresas podem facilitar a jornada do consumidor.

Algumas das estratégias para aplicar os pagamentos A2A são: integração das opções de conta a conta em tempo real, conexão com programas de fidelidade para obtenção de recompensas imediatas e habilitar pagamentos A2A com sistemas open banking. 

No e-commerce essa modalidade de pagamento deve crescer 13% até 2026, resultando em 850 bilhões de dólares.