Com o crescimento das modalidades de pagamentos, investir em compreender as tendências se apresenta como essencial para as empresas do universo digital. Segundo levantamento da Nuvei, existem cinco tendências que prometem moldar a maneira como os consumidores se relacionam com as compras online.

Otimização de pagamentos
Nenhuma empresa quer que o consumidor desista de comprar, então vale considerar que, surpreendentemente, 70% das desistências de compras acontecem após a entrada no fluxo de pagamentos. Para além do preço e da praticidade, os clientes querem investir em maneiras fáceis e tranquilas para realizar a finalização das compras.

De acordo com a pesquisa, para contornar essas dificuldades, a otimização do sistema de pagamento é a solução; essa, pode recuperar até US$ 260 bilhões em vendas perdidas anualmente. A otimização pode ainda evitar as falsas recusas, que promovem perdas na casa de U$ 443 bilhões.
Pagamentos locais

As preferências de pagamentos variam de país para país. Entender a maneira como o consumidor prefere pagar por suas compras é a segunda tendência revelada pelo estudo. Os sistemas precisam se adequar localmente para oferecer a opção que mais agrada o público.
Entre elas, existem “compre agora e pague depois” (BNPL), transferências bancárias instantâneas (pix, por exemplo) e voucher de vale-compras.
Dispositivos móveis
A evolução das compras por dispositivos móveis não passa despercebida. Em 2023, essa tendência representou 60% dos gastos no e-commerce global, totalizando US$ 2,2 trilhões.

Cartões white label
- Substituição dos pagamentos de faturas e cheques;
- Colaboração com um parceira de pagamento que seja emissor e adquirente;
- Utilização da emissão do cartão para processamento de pagamentos instantâneos;
- Integração da emissão do cartão à programas de fidelidade.
Pagamentos A2A

Finalizando, o levantamento traz a última tendência: pagamentos de conta a conta (A2A). Com uma crescente aceitação desse meio de pagamento, as empresas podem facilitar a jornada do consumidor.
Comentários