Recentemente publicamos a entrada da Amazon como maior anunciante da história, com um total de US$ 16,9 bilhões em 2021. Muito por conta disso, cerca de 350 mil vendedores ultrapassaram os US$ 100 mil em vendas no marketplace. Esses dados são do relatório do Marketplace Pulse, que também inclui que 60 mil vendedores venderam mais de US$ 1 milhão e mais de 3 mil tiveram mais de US$ 10 milhões em vendas no ano passado.
Leia também: Nos EUA, logística reversa das compras de fim de ano custará cerca de US$ 158 bilhões aos varejistas
A Amazon.com nos EUA continuou sendo o mercado mais importante, representando quase 47% do total de visitas em seus vinte mercados mundiais. Os demais vendem nos outros dezenove mercados onde atua, sendo Japão, Alemanha e Reino Unido com cerca de 10% cada. Os cinco principais mercados (EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido e Índia) representaram quase 80% do tráfego da web. Confira a seguir o gráfico com número de vendedores da Amazon por vendas anuais:
Números incríveis de vendas na Amazon
O número de vendedores com maior receita de vendas aumentou mais rapidamente do que aqueles com US$ 100 mil. Afinal, em 2018, 200 mil vendedores venderam mais de US$ 100mil, enquanto 24 mil vendedores ultrapassaram US$ 1 milhão e 890 vendedores tiveram mais de US$ 10 milhões em vendas.
De acord com o levantamento, o maior grupo na lista dos mais vendidos (imagem abaixo) é de empresas que ingressaram na Amazon há mais de cinco anos — 56% vendem desde 2016 ou antes. Apenas 8% são vendedores que aderiram nos últimos dois anos. Portanto, esses dados reforçam a sustentabilidade de longo prazo das empresas que dependem do mercado da Amazon.
Em 2021 foram US$ 390 bilhões em mercadorias!
Caso as vendas dos sellers da Amazon fossem equiparadas ao Produto Interno Bruto (PIB), isso tornaria o mercado da Amazon a 37ª maior economia do mundo. Ou seja, ficaria logo atrás do PIB da Dinamarca, mas à frente da Malásia. E isso é graças ao trabalho dos vendedores, que representaram até 65% do GMV total do marketplace. Há dez anos, por exemplo, representava 38%.
Leia também: Shopping Recife lança marketplace que permite comprar em várias lojas e receber de uma vez
Segundo estimativas iniciais do Marketlace Pulse, em 2021, os vendedores da Amazon venderam US$ 390 bilhões em mercadorias, somando um crescimento líquido de quase US$ 90 bilhões em um ano. Apesar do crescimento ter sido mais rápido em 2020 (quando comparado a 2021), o mercado dobrou em dois anos — passou de US$ 200 bilhões em 2019 para US$ 390 bilhões em 2021.
Por Giuliano Gonçalves, da redação do E-Commerce Brasil