Quando o assunto é consumo, o brasileiro está cada vez mais digitalizado. Segundo o estudo Brasilidades, realizado pela MindMiners com 2.400 pessoas de todas as regiões e classes ABC do país, 61% dos entrevistados afirmam que fazem compras online com frequência. A praticidade e a autonomia na jornada de compra se consolidam como prioridades, acompanhadas por um forte desejo de representatividade regional nas marcas.

Além disso, 51% dos brasileiros acreditam que existem marcas que são “a cara” do Brasil. Entre as mais citadas, destacam-se:
- Natura (10%);
- Havaianas (7%);
- Petrobras (6%);
- Guaraná Antárctica (2%);
- O Boticário (2%).
Para eles, essas empresas, cada uma em seu segmento, conseguem traduzir valores e símbolos que remetem à cultura, ao estilo de vida e à identidade do país, tornando-se referências não apenas no mercado, mas também no imaginário coletivo dos brasileiros.
“A presença dessas marcas no topo do ranking demonstra como elas se conectam emocionalmente com os consumidores, seja por meio de produtos icônicos, pela valorização da brasilidade ou por sua história e impacto social e ambiental”, destaca a CMO da MindMiners, Danielle Almeida.
Canais de compra e meios de pagamento
Os entrevistados mencionaram o celular é como principal canal de relacionamento com bancos e serviços, sendo citado por 72% dos entrevistados. Enquanto no e-commerce, o modelo de marketplace se destaca: a Shopee é a marca preferida de 33% dos consumidores, seguido pelo Mercado Livre (19%) e Amazon (16%).
Em relação ao pagamento, o Pix lidera com ampla vantagem, sendo utilizado por 73% da população. Em seguida aparecem carteiras digitais (60%), dinheiro (53%) e cartões de crédito (42%) e débito (11%).
Percepção social
Quando se trata de responsabilidade social, os consumidores esperam das empresas algumas ações concretas:
- 68% defendem salários justos e boas condições de trabalho.
- 67% esperam incentivo à diversidade e inclusão.
- 57% valorizam investimentos em educação e capacitação.
Quase metade (48%) compraria mais de marcas que representassem melhor as características culturais de suas regiões.
“Hoje, mais do que oferecer produtos de qualidade, as marcas precisam demonstrar compromisso com causas que impactam a sociedade e o meio ambiente. Esse movimento se alinha com uma tendência global de consumo consciente, em que os clientes valorizam cada vez mais empresas que assumem responsabilidade social e contribuem para um futuro mais sustentável”, comenta Danielle.
Comportamento do consumidor digital
Entre os principais hábitos online estão:
- Ouvir música (65%);
- Realizar operações bancárias (64%);
- Conversar com familiares e amigos (63%);
- Fazer compras (61%);
- Assistir a filmes e séries (57%).
Panorama regional e demanda por conexão cultural
Embora o comportamento de compra seja majoritariamente digital em todas as regiões, o estudo reforça a importância das marcas compreenderem a pluralidade cultural brasileira.
Apenas 40% dos entrevistados dizem conhecer marcas que representem bem a sua região, o que evidencia uma lacuna entre consumo digital massificado e identidade local.
A pesquisa mostra que o consumidor brasileiro valoriza não apenas conveniência, mas também engajamento cultural e social das marcas — fatores cada vez mais determinantes para a fidelização em um mercado competitivo como o e-commerce.
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