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63% dos moradores do Sudeste compram após receberem anúncios via mensagens

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Uma pesquisa da Infobip revelou que 63% dos moradores do Sudeste do Brasil já fizeram compras após receberem anúncios por mensagens. O estudo mostra ainda que 85% dos respondentes preferem o WhatsApp como canal de comunicação com empresas para tirar dúvidas, fazer reclamações, pedidos e até compras online.

Imagem de uma conversa na tela de um smartphone
(Imagem: Reprodução)

Adesão aos canais digitais e personalização

Com a proximidade de datas como a Black Friday e o Natal, Giovanna Dominiquini, diretora de vendas da Infobip, destaca o potencial dos canais digitais para impulsionar as vendas. A pesquisa revelou que 85% dos entrevistados se engajariam mais com empresas que oferecem atendimento personalizado.

Entre as expectativas dos consumidores, 57% acreditam que a inteligência artificial (IA) pode auxiliar na economia, comparando preços, enquanto 36% gostariam que a IA criasse listas de compras personalizadas.

Mensagens para recuperar carrinhos

A comunicação direta é um fator de retorno de vendas: 64% dos respondentes já retomaram compras após receberem mensagens de lembrete sobre itens abandonados no carrinho virtual. Além disso, 77% afirmaram desistir da compra quando não encontram suporte online durante a navegação.

Experiência com chatbots e segurança

A pesquisa mostra que 79% dos moradores do Sudeste estão abertos ao uso de chatbots, desde que o suporte seja adequado. Entre os respondentes, 44% disseram gostar de conversar com robôs, enquanto 65% preferem iniciar a conversa com um chatbot, com a opção de transferência para um atendente humano. No entanto, 81% demonstram preocupação com a privacidade ao compartilhar informações pessoais.

Dominiquini também destacou que o uso de ferramentas tecnológicas, como chatbots, está cada vez mais acessível, mesmo para pequenas empresas. A Infobip registrou um aumento de até 138% na geração de leads de clientes que implementaram chatbots 24 horas, demonstrando o impacto positivo que a tecnologia pode trazer.