Uma pesquisa da Infobip revelou que 63% dos moradores do Sudeste do Brasil já fizeram compras após receberem anúncios por mensagens. O estudo mostra ainda que 85% dos respondentes preferem o WhatsApp como canal de comunicação com empresas para tirar dúvidas, fazer reclamações, pedidos e até compras online.
Adesão aos canais digitais e personalização
Com a proximidade de datas como a Black Friday e o Natal, Giovanna Dominiquini, diretora de vendas da Infobip, destaca o potencial dos canais digitais para impulsionar as vendas. A pesquisa revelou que 85% dos entrevistados se engajariam mais com empresas que oferecem atendimento personalizado.
Entre as expectativas dos consumidores, 57% acreditam que a inteligência artificial (IA) pode auxiliar na economia, comparando preços, enquanto 36% gostariam que a IA criasse listas de compras personalizadas.
Mensagens para recuperar carrinhos
A comunicação direta é um fator de retorno de vendas: 64% dos respondentes já retomaram compras após receberem mensagens de lembrete sobre itens abandonados no carrinho virtual. Além disso, 77% afirmaram desistir da compra quando não encontram suporte online durante a navegação.
Experiência com chatbots e segurança
A pesquisa mostra que 79% dos moradores do Sudeste estão abertos ao uso de chatbots, desde que o suporte seja adequado. Entre os respondentes, 44% disseram gostar de conversar com robôs, enquanto 65% preferem iniciar a conversa com um chatbot, com a opção de transferência para um atendente humano. No entanto, 81% demonstram preocupação com a privacidade ao compartilhar informações pessoais.
Dominiquini também destacou que o uso de ferramentas tecnológicas, como chatbots, está cada vez mais acessível, mesmo para pequenas empresas. A Infobip registrou um aumento de até 138% na geração de leads de clientes que implementaram chatbots 24 horas, demonstrando o impacto positivo que a tecnologia pode trazer.