Uma pesquisa conduzida pelo Mercado Livre em parceria com o The News, site de notícias do portal Waffle, apontou que cerca de 53% dos consumidores fazem compras online todo mês. Além disso, 72% têm o hábito de encher os carrinhos e abandonar os produtos, sem finalizar a compra.
Esses dados não demonstram o desinteresse dos consumidores pelos produtos. Na verdade, 50% dos respondentes abandonam o carrinho como forma de salvá-lo para fazer a compra em outra ocasião e 44% voltam para finalizar a compra depois. Entre os principais motivos da desistência, 41% respondeu que abandona a compra pelo alto valor de frete ou prazo de entrega.
Para 75%, as compras seriam concluídas se houvesse um cupom de desconto ou promoção, enquanto quase 30% esperam datas promocionais específicas dos seus e-commerces favoritos para finalizar a compra dos produtos abandonados no carrinho.
Pensando nisso, o marketplace resolveu espalhar caixas gigantes do Mercado Livre com produtos “abandonados” nos carrinhos, para incentivar o resgate de itens com promoções e cupons. Com o nome de ‘Descontaço’, a data proprietária Mercado Livre oferece cupons de até 70% de desconto em produtos e acontece em um período próximo do Prime Day, da Amazon.
A pesquisa contou com respostas de mais de 12 mil pessoas de 18 a 65 anos de todo o Brasil e foi feita entre os dias 25 e 28 de junho.