Apesar de não ser adepta às ligações de voz, os mais jovens enxergam novidades com bons olhos. No Brasil, segundo estudo da Infobip, quando se trata de consumo, 50% da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010) gostam da interação com chatbots.
Para os Millennials (nascidos entre 1981 e 1996), o índice em relação à tecnologia também é positivo. Enquanto 46% dos consumidores entre 25 e 34 anos gostam dos chatbots, 48% dos respondentes entre 35 e 44 anos compartilham do mesmo sentimento.
A pesquisa, que mostra outras gerações, também traz o WhatsApp como principal canal de relacionamento com as empresas para 81% dos consumidores entre 18 e 24 anos. Para Geração X e Baby Boomers, a preferência por este meio é de 89% e 82% dos entrevistados, nesta ordem.
No Brasil, portanto, o uso de mensagens (por WhatsApp, e-mail ou redes sociais) é a principal estratégia utilizada por marcas para conversão de compras. Dados do Relatório de Tendências de Mensagens Geracionais, também da Infobip, mostram que 65% dos respondentes da pesquisa da Geração Z já compraram após receber ofertas de uma marca por meios digitais.
As porcentagens também são altas para as outras gerações, como os Millenials (69% – entre 25 e 34 anos/73% – entre 35 e 44 anos). O uso também é alto para Geração X (66%) e Baby Boomers (60%).
A pesquisa foi realizada pela Broadminded e encomendada pela Infobip, contando com 1.071 entrevistados. O formato foi um painel online, promovido em julho de 2024, levando em consideração todos os estados do Brasil.