Logo E-Commerce Brasil

74% dos lojistas utilizam IA para potencializar vendas em marketplaces

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Uma pesquisa realizada pelo Buscapé consultou 500 lojistas que atuam em marketplaces no Brasil. Entre os entrevistados, 74% disseram utilizar Inteligência Artificial (IA) para estratégias de marketing, o que demonstra um aumento da adoção da ferramenta por pequenos e médios empreendedores,

(Imagem: Envato)

Dentre os que ainda não utilizam a ferramenta, 18% pretendem implementá-la em breve, enquanto 6% afirmam não ver necessidade na tecnologia e 2% indicam que as questões financeiras são um obstáculo. No marketing, as tendências do futuro envolvem IA e chatbots como prioridade para 38%, especificamente para adequar as empresas às evoluções tecnológicas.

Com o ambiente de varejo cada vez mais competitivo, a IA permite que lojistas criem uma experiência de compra personalizada e eficiente, automatizando processos que aprimoram a jornada de compra. “A Inteligência Artificial já não é mais opcional, mas essencial para lojistas que desejam se destacar em um mercado competitivo. As novas tecnologias permitem captar insights sobre o comportamento do consumidor e antecipar demandas com eficiência, transformando tanto a conexão com os clientes quanto a gestão operacional no dia a dia”, afirma Francisco Donato, superintendente executivo da Mosaico no Banco PAN.