Segundo o Panorama do Consumo | Black Friday 2024, realizado pelo Mercado Livre e Mercado Pago, 85% dos participantes pretendem comprar na Black Friday deste ano, representando um aumento de 5 pontos percentuais em relação a 2023.
| Black Friday 2024, realizado pelo Mercado Livre e Mercado Pago, 85% dos participantes pretendem comprar na Black Friday deste ano, representando um aumento de 5 pontos percentuais em relação a 2023. | Black Friday 2024, realizado pelo Mercado Livre e Mercado Pago, 85% dos participantes pretendem comprar na Black Friday deste ano, representando um aumento de 5 pontos percentuais em relação a 2023.As categorias mais buscadas incluem: eletrodomésticos, casa & decoração e eletrônicos. Um destaque fica para beleza, que cresceu duas posições no ranking de preferência, evidenciando o aumento da demanda por essa categoria na plataforma. A pesquisa também revelou que 70% dos consumidores planejam suas compras com antecedência, enquanto 30% preferem aproveitar ofertas de última hora.
Os métodos de pagamento foram outro ponto de destaque, com 54% dos consumidores afirmando que pretendem usar cartão de crédito e 32% optando por parcelamentos em até três vezes – um aumento de 4 pontos percentuais em comparação com 2023, indicando uma preferência por prazos mais curtos.
Apesar da tendência de parcelamento mais curto, há uma expectativa de aumento no tíquete médio para a Black Friday 2024. A pesquisa aponta que 25% dos entrevistados planejam gastar mais de R$ 2.000, um crescimento de 2 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Outros 27% pretendem gastar entre R$ 1.000 e R$ 2.000, um aumento de 7 pontos percentuais, indicando uma maior confiança nas promoções da data.
O que esperar da data
O Mercado Livre está se preparando para realizar uma Black Friday histórica, oferecendo mais de R$40 milhões em cupons de desconto e aumentando em 50% o seu investimento em marketing durante o período da campanha “Tá na sua mão”, lançada em 21 de outubro.
“Desde o início do ano, todo o nosso time vem trabalhando para entregar a melhor experiência para os consumidores, principalmente durante a data que mais movimenta o varejo”, declara Roberta Donato, diretora sênior de Marketplace do Mercado Livre.
Além disso, o Mercado Pago também oferecerá descontos e benefícios exclusivos para sua base de clientes.
“Estamos oferecendo 75% mais cupons do que em 2023, o que representa um investimento de cerca de R$ 15 milhões”, complementa Pethra Ferraz, vice-presidente de Marketing do Mercado Pago para América Latina. As ações do Mercado Pago ocorrem ao longo de novembro – contando com promoções exclusivas para pagamento com cartão de crédito, linhas de crédito e saldo em conta.