O Dia das Mães, comemorado no dia 14 de maio, chega com a perspectiva de impulsionar o varejo digital neste ano. A expectativa estimada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que leva em consideração os 15 dias que antecedem a data sazonal, é de 3% de crescimento comparado com 2022, totalizando R$ 6,7 bilhões de faturamento.
No ano anterior, o faturamento foi de R$ 6,5 bilhões, totalizando 13.700 pedidos e ticket médio em torno de R$ 474.
Atualmente, as compras online representam mais de 10% de todo o segmento do varejo nacional, segundo levantamento da ABComm. Para Mauricio Salvador, presidente da associação, o baixo crescimento nas vendas nos primeiros meses do ano se deve a um conjunto de fatores, como a incerteza em relação à economia, incluindo a aprovação de pacotes fiscais e outros temas que impactam o segmento.
“Nos últimos dois anos, tivemos a adesão de milhares de novos consumidores online, e a tendência é que as pessoas mantenham esses novos hábitos de compra, principalmente em datas comemorativas como o Dia das Mães, que sempre aquecem os canais digitais”, ressalta Alexandre Crivellaro, diretor de inteligência de mercado da ABComm.