A celebração do Dia dos Pais este ano será marcada por encontros em família e menos compras. Segundo pesquisa da Hibou com o Score Group, 69% dos brasileiros pretendem gastar até R$ 250 com a data e 38% afirmam estar com o orçamento mais apertado em relação a 2024. Apenas 1% declarou ter mais condições financeiras para gastar neste ano.

O levantamento, que ouviu 1.233 pessoas entre os dias 20 e 22 de julho, revela uma mudança importante no comportamento do consumidor: menos presentes, mais presença. Para 24%, estar com a família é o verdadeiro presente. Já os itens mais citados para compra são roupas (62%), calçados (41%), perfumes (29%) e artigos para churrasco (19%).
Presente mais comum? O próprio tempo
O tradicional almoço em casa é a atividade mais mencionada (39%) para a data, seguido por respeito (30%), união (25%) e saúde (24%). Apenas 12% consideram os presentes indispensáveis. A data também ganhou novo significado: apenas 21% a veem como comercial, contra 27% no ano passado.
A pesquisa revela ainda que 17% dos entrevistados pretendem se autopresentear, enquanto 50% vão homenagear o pai e 37%, os maridos. Entre os pais, os itens mais desejados são roupas (47%), viagens (31%) e perfumes (27%).
Marcas ganham com escuta ativa
De acordo com Ligia Mello, CSO da Hibou, a data exige mais sensibilidade das empresas: “As marcas que se comunicarem com respeito e autenticidade terão mais chance de gerar conexão”. Para Albano Neto, do Score Group, a lógica do consumo mudou: “O impacto real nasce do respeito à jornada emocional das pessoas.”
Mais da metade dos brasileiros (55%) deve passar o domingo vendo TV, principalmente em plataformas de streaming. A Netflix lidera as preferências (41%), seguida por Globo (35%) e canais pagos (29%).
Apesar da força das campanhas emocionais — com foco em respeito, amor e bom humor — 27% dizem que não prestam atenção em ações publicitárias da data. E 10% já se sentiram incomodados com campanhas, principalmente por mensagens forçadas ou por estarem em situações de vulnerabilidade.
Comentários