O Alibaba informou que os pedidos em suas plataformas de e-commerce durante a campanha de compras do Dia dos Solteiros ultrapassaram US$ 74 bilhões nesta quarta-feira (11), com consumidores cansados do bloqueio gastando cerca de 16 milhões de produtos com desconto.
O maior evento de vendas do mundo — eclipsando a Black Friday e a Cyber Monday nos Estados Unidos — abrange quatro dias principais neste ano e, até agora, trouxe aos vendedores 20 vezes mais pedidos por valor do que o Prime Day global de dois dias da Amazon no mês passado.
Seu tamanho é tão grande que seu desempenho é amplamente considerado um indicativo da recuperação econômica pós-pandemia de coronavírus na China.
“Por causa da Covid-19, muitos chineses não podem ir para o exterior”, disse o vice-presidente Liu Bo à imprensa. “Isso realmente estimula o consumo online.”
Até agora, o desempenho é provavelmente um alívio para o Alibaba, depois de perder cerca de 10% de seu valor de mercado na semana passada, quando os reguladores destruíram a cotação da afiliada da fintech Ant Group.
Alibaba com datas promocionais
A empresa começou as vendas no início deste ano para dar mais exposição às marcas menos conhecidas. Ele definiu dias de desconto primário para 1º de novembro a 3 de novembro, bem como o usual 11 de novembro, e está calculando o volume bruto de mercadorias (GMV) ao longo de todos os 11 dias.
O evento, lançado em 2009, é geralmente um evento espalhafatoso de um único dia com apresentações ao vivo e que no ano passado registrou GMV recorde de US$ 38,4 bilhões, com apresentação da cantora americana Katy Perry.
Além de oferecer cortes de preços diretos, o evento mostra os compradores em várias plataformas do Alibaba jogando jogos para celular para obter ofertas, combinando compras em lojas e fazendo pedidos nas primeiras horas da venda para obter as melhores ofertas.
Até as 20h desta quarta-feira (horário local), o GMV atingiu 467,5 bilhões de yuans (US$ 70,59 bilhões), disse o Alibaba. Anteriormente, ele disse que os pedidos estavam atingindo um pico recorde de 583.000 por segundo. Mais de 2 milhões de produtos apresentados na venda pela primeira vez — o dobro no ano passado.
Festival de marcas de luxo
Mais de 340 empresas, incluindo Apple, L’Oreal e Huawei, superaram 100 milhões de yuans em vendas, com 13 marcas registrando GMV acima de 1 bilhão de yuans, disse o Alibaba.
Os analistas também esperam que este ano seja uma bênção para as marcas de luxo, já que os consumidores acostumados a ir ao exterior para comprar produtos de alta qualidade foram impedidos pelo fechamento das fronteiras do coronavírus.
Uma pesquisa de gastos do Dia dos Solteiros pela Sina Entertainment revelou que apenas 4% dos 191.000 entrevistados planejavam gastar mais de 10.000 yuans, contra 43% que pretendiam gastar menos de 1.000 yuans.
Para incentivar os gastos, as transmissões ao vivo lotaram os estúdios de cinema em um prédio perto da sede do Alibaba em Hangzhou, promovendo os méritos dos produtos à venda.
Luo Lima estimou que ela esteve diante das câmeras promovendo produtos para maternidade por 24 horas durante o período de vendas deste ano, contra seis horas no Dia dos Solteiros há dois anos.
“Transmitimos continuamente por seis horas, sem intervalo”, disse ela. “Começamos com uma refeição completa e com um bom estado de espírito. Também preparamos pastilhas para a garganta e bebidas vitamínicas. ”
Os rivais da Alibaba JD.com e Pinduoduo, bem como empresas como a Douyin — a versão chinesa da TikTok da Beijing ByteDance — também estão realizando eventos do Dia dos Solteiros.
A JD.com, que iniciou as promoções em 1º de novembro, disse que os pedidos até as 14h26 haviam estabelecido um recorde de 243,1 bilhões de yuans.
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Fonte: Reuters