A maratona anual de compras no Dia dos Solteiros promovida pelo Alibaba Group assumiu um viés mais contido neste ano, já que a gigante do varejo online tem encampado um discurso de sustentabilidade em vez de incentivar uma explosão de vendas, em meio à defesa da busca da “prosperidade comum” defendida pelo governo chinês.
Em comparação com o ano passado, o evento de 2021 ocorre em meio a uma campanha de fiscalização do governo sobre as maiores empresas da China – incluindo a Alibaba – e voltada à promoção do “bem comum” e da contenção do excesso. Com isso, neste ano, o Alibaba está promovendo formalmente o “desenvolvimento sustentável” e a “inclusão”.
Embora as celebridades nas transmissões ao vivo e os grandes descontos ainda tenham um grande papel nas festividades deste ano, a empresa disse que suas prioridades são incentivo ao “consumo amigo do ambiente” e “apoio para as populações vulneráveis”.
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Alibaba em meio à fiscalização chinesa
Na semana passada, reguladores chineses disseram que avisaram os sites de comércio eletrônico para conterem o envio de spam antes do Dia dos Solteiros.
Os reguladores também elaboraram uma lista de responsabilidades que espera que as empresas de plataforma cumpram.
Em setembro, o Alibaba disse que vai investir 100 bilhões de iuans (US$ 16 bilhões) até 2025 em apoio à “prosperidade comum”, enquanto em outubro lançou uma versão de sua plataforma de comércio eletrônico Taobao adaptada para idosos.
Para o Dia dos Solteiros deste ano, a empresa também disse que desenvolverá com parceiros novos produtos com menores pegadas de carbono e se comprometeu a fazer doações de caridade.
Em resposta às perguntas da Reuters, o Alibaba disse que o “11/11″ (Dia dos Solteiros) é uma ferramenta poderosa e influente que aproveitaremos totalmente para defender e conduzir nossas iniciativas ESG (ambientais, sociais e de governança) este ano”.
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Fonte: Reuters, via Money Times