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Amazon anuncia expansão de programas de logística para vendedores parceiros

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Amazon Brasil anuncia a expansão de três programas logísticos para vendedores parceiros,  FBA - Logística da Amazon, Vendas Internacionais e DBA – Delivery by Amazon, além do lançamento do Indique e Ganhe, um programa de recompensas. Os programas fazem parte de um pacote de incentivos da varejista de trazer ao pequeno e médio empreendedor expansão geográfica para o envio de produtos e reconhecimento de sucesso de seus negócios. 

“A Amazon investe no sucesso das pequenas e médias empresas de vendedores parceiros e ajuda esses empresários a alcançarem mais clientes”, afirma Ricardo Garrido, Diretor da Loja de Vendedores Parceiros da Amazon Brasil. “Nós realizamos esforços constantes para que os nossos vendedores tenham a melhor experiência, além de nos dedicar a criar maneiras para que eles possam atender aos clientes com conveniência e agilidade, ao mesmo tempo em que expandem os seus negócios de forma estruturada”, complementa.

Além disso, recentemente a Amazon Brasil apresentou a sua nova campanha “Tá voando”, que traz um vídeo que mostra como a Amazon pode apoiar pequenas empresas a digitalizarem seus negócios e expandir as vendas.

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Veja abaixo mais informações sobre os programas: 

Expansão do FBA - Logística da Amazon: disponível para empresas do Paraná e Rio de Janeiro 

Lançado em dezembro de 2020, o FBA – Logística da Amazon, também conhecido em outros países como Fullfilment by Amazon, estava disponível a vendedores parceiros localizados no estado de São Paulo e, a partir de agora, o serviço foi expandido para vendedores presentes nos estados do Rio de Janeiro e Paraná que operam sob o regime tributário do Simples Nacional. 

No programa, a Amazon é responsável desde o armazenamento e empacotamento do produto, até o envio e o atendimento ao cliente. Os produtos passam a ser automaticamente elegíveis a frete rápido e gratuito para membros Amazon Prime sem valor mínimo de compra, enquanto os demais clientes podem aproveitar o frete grátis para compras acima de R$ 99 em livros e acima de R$ 149 nos produtos mantidos no centro de distribuição da Amazon.

Pequenos e médios negócios podem aderir ao FBA – Logística da Amazon de forma automatizada, agendar a coleta ou enviar seu estoque de produtos para o Centro de Distribuição da Amazon localizado em Cajamar (SP). Hoje a operação da Amazon no Brasil conta com 12 centros de distribuição e 5 estações de entrega, distribuídos em sete estados brasileiros. “Com o FBA, o vendedor parceiro não tem a preocupação e o gasto com armazenamento, empacotamento e suporte pós-venda, podendo focar em áreas-chave de seus negócios”, afirma Garrido. 

Delivery by Amazon (DBA): expandido para vendedores parceiros em mais de mil cidades em dez estados 

O Delivery by Amazon (DBA) agora está disponível para vendedores parceiros presentes em mais de 1.000 cidades brasileiras, 10 estados e no Distrito Federal. Lançado em outubro de 2021, o programa estava disponível apenas para vendedores baseados no estado de São Paulo, mas agora alcança também Distrito Federal, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Espírito Santo, Ceará, Bahia e Mato Grosso. 

“Com o DBA, os vendedores parceiros se beneficiam de uma rede de provedores de serviços logísticos parceiros da Amazon, que se encarrega de fazer a coleta no endereço escolhido pelo vendedor, com tarifas a um custo mais baixo e entregas mais rápidas”, explica Garrido. Além disso, os pedidos são 100% rastreáveis aos clientes, que podem ter frete grátis para todo o Brasil em compras acima de R$ 79.

Vendas Internacionais: agora disponível para todos os vendedores parceiros 

De acordo com a companhia, o programa de Vendas Internacionais é a oportunidade de vendedores parceiros do Brasil internacionalizarem seus negócios através da Amazon e alcançarem milhões de novos clientes. Lançado em outubro de 2021, o serviço era disponível apenas a vendedores parceiros convidados. A partir de agora, o programa foi expandido a todos que atenderem aos critérios de elegibilidade. 

A Amazon oferece benefícios como apoio em ferramentas de venda e divulgação de seus produtos. Além disso, o vendedor parceiro também conta com a infraestrutura logística da Amazon EUA para armazenagem e entrega dos produtos em outros países e auxílio em todas as etapas do processo de vendas e frete.   

Novidade da Amazon: Indique e Ganhe  

O Indique e Ganhe é uma novidade dentro do Programa de Recompensas do Vendedor que visa incentivar os vendedores parceiros a adotarem melhores práticas que podem ajudá-los a terem sucesso na Amazon, recompensando-os financeiramente por suas ações. Com a novidade, que será lançada ao longo do mês de junho, quem já vende na Amazon Brasil pode ser recompensado em até R$ 200 por fazer a indicação de outro vendedor para abrir a sua loja no site. 

O empreendedor iniciante também ganhará até R$ 100 como incentivo para começar a vender. “Assim que indicar alguém, o vendedor parceiro estará elegível para ganhar R$ 120 e o vendedor indicado estará elegível para ganhar R$ 50. Depois de 90 dias, caso o vendedor indicado venda pelo menos R$ 500 no site da Amazon, ele ganhará mais R$ 50 (totalizando R$ 100) e o vendedor que o indicou ganhará mais R$ 80 (totalizando R$ 200)”, explica Garrido.

A pessoa ou empresa indicada deve se cadastrar como vendedor no site da Amazon Brasil com o mesmo e-mail e número de telefone fornecidos pelo vendedor parceiro no formulário de indicação, e nenhuma dessas credenciais podem existir na base de dados da Amazon. Assim que indicar alguém, o vendedor parceiro e o indicado já estarão elegíveis para ganhar as recompensas.

Treinamentos gratuitos e Programas de Aceleração de Vendedores Parceiros 

Além de oferecer programas logísticos e ferramentas tecnológicas para que possam atender os clientes com conveniência e agilidade, a Amazon Brasil promove treinamentos gratuitos, educando os empreendedores para expandir os seus negócios de forma estruturada. “Alcançamos o objetivo de ajudar pequenos e médios negócios a começar a vender online por meio de conteúdos e treinamentos gratuitos, em plataforma de ensino à distância com conteúdos do SEBRAE e Amazon, além do suporte individual”, complementa Garrido.   

Desde 2020, a Amazon treinou gratuitamente mais de 120 mil empreendedores e empreendedoras em webinars em conjunto com o Sebrae, Rede Mulher Empreendedora e também em eventos como Amazon Conecta e por meio da Universidade do Vendedor.

Em 2022, a Amazon lançou dois Programas de Aceleração dedicados a impulsionar pequenos negócios. O Decola Garota, realizado com a Rede Mulher Empreendedora (RME), e o mais recente, a Academia Amazon Sebrae, realizado com o Sebrae Nacional. A Academia Amazon Sebrae une a expertise Amazon junto ao Sebrae Nacional, para ajudar empreendedores e empreendedoras a começar a vender online por meio de conteúdos e treinamentos gratuitos, em um site com workshops mensais temáticos e com suporte individual. 

Com o Decola Garota, a Amazon tem o objetivo de acelerar negócios liderados por mulheres com potencial de crescimento. O programa apoia a inclusão feminina no ecossistema empreendedor de forma gratuita e 100% virtual, incluindo treinamentos, mentorias e sessões de dúvidas com especialistas da RME, Loja de Vendedores Parceiros da Amazon e créditos na Amazon Web Services (AWS).  

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