Logo E-Commerce Brasil

Amazon Brasil e InvestSP selam acordo para incentivar exportações de PMEs paulistas

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Na última segunda-feira (07), a InvestSP, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), e a Amazon Brasil anunciaram um acordo de cooperação para impulsionar a exportação de produtos brasileiros por meio do comércio eletrônico. A parceria tem como foco capacitar Pequenas e Médias Empresas (PMEs) para venderem seus produtos no exterior, ampliando suas oportunidades no mercado global.

(Imagem: Amazon)

Thiago Camargo, diretor de Projetos e Investimentos da InvestSP, destacou o crescimento das exportações de micro, pequenas e médias empresas do estado. “As exportações de produtos e serviços de micro, pequenas e médias empresas do Estado já são uma realidade e o interesse dos compradores internacionais não para de crescer. Somente no Exporta SP, mais de mil empresas já foram qualificadas, e agora elas poderão contar com mais este reforço em sua jornada empreendedora”, afirmou.

A América do Norte será um dos principais focos da colaboração, com ações conjuntas voltadas para promover produtos paulistas no site da Amazon dos EUA. O acordo oferecerá capacitação e ferramentas para ajudar as empresas a gerenciar suas operações e desempenho no comércio internacional, facilitando a criação de lojas na Amazon.com e auxiliando na gestão de produtos e estratégias de marketing.

Ricardo Luiz Garrido, diretor de Marketplace da Amazon Brasil, reforçou a importância da parceria. “Estamos muito entusiasmados em trabalhar com a InvestSP para ajudar empreendedores locais a se expandirem para outros países por meio do comércio eletrônico. Esta iniciativa cria novas oportunidades para as PMEs paulistas, proporcionando o conhecimento e as ferramentas necessárias para exportar, aumentar sua competitividade e o crescimento de seus negócios”, destacou Garrido.

Atualmente, a Amazon.com.br conta com mais de 78 mil vendedores parceiros, sendo 99% deles pequenos e médios empreendedores. Em 2023, as vendas internacionais de vendedores brasileiros pela Amazon cresceram 80%, evidenciando o potencial do programa para ampliar a presença de empresas brasileiras no mercado global.