Logo E-Commerce Brasil

Amazon se torna o maior anunciante da história, revela agência

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Os custos de publicidade e promoção da Amazon totalizaram US$ 16,9 bilhões em 2021, de acordo com os últimos relatórios da empresa, o que significa que a empresa provavelmente se tornou a maior anunciante da história, segundo a agência de marketing WARC.

O investimento publicitário da empresa cresceu 55% em 2021 em relação ao ano anterior, o que representa um aumento de US$ 6 bilhões, e o aumento mais rápido em 10 anos. Isso é mais rápido do que o nível geral de crescimento da publicidade no ano passado, que aumentou 23,8%, e mais que o dobro do crescimento observado na categoria de varejo mais ampla (+20,6%).

A multinacional Procter & Gamble, principal concorrente ao título de maior anunciante, ficou para trás. Embora os números não sejam diretamente comparáveis, os custos de publicidade da P&G aumentaram 12% mais lentamente, para US$ 8,2 bilhões nos 12 meses até o final de junho de 2021.

Isso ocorre à medida que a Amazon se expande para novas áreas e vê um forte crescimento de receita em seus segmentos de negócios – a receita total da empresa aumentou 21,7% em 2021, para US$ 470 bilhões. Com esse crescimento provavelmente continuando em 2022, mais aumentos nos gastos com publicidade da Amazon parecem cada vez mais prováveis.

Fonte: WARC