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Amazon Prime Day consolida julho como novo pico promocional no e-commerce brasileiro

Por: Alice Lopes

Jornalista no E-Commerce Brasil

Jornalista no E-commerce Brasil, graduada pela Universidade Nove de Julho e apaixonada por comunicação.

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O Prime Day, evento promocional global da Amazon voltado aos assinantes do programa Prime, vem consolidando julho como um novo marco no calendário do varejo digital brasileiro. A ação já registra vendas equivalentes à metade da Black Friday e tem influenciado o comportamento de compra dos consumidores, inclusive fora da própria plataforma.

Como a Amazon está lidando com o 'tarifaço' nos EUA
(Imagem: Divulgação/Amazon)

Segundo dados da NielsenIQ, as vendas no e-commerce durante o Prime Day de 2024 cresceram 23% em relação ao ano anterior, somando R$ 6 bilhões. O número ainda está abaixo dos R$ 12 bilhões movimentados na última Black Friday, mas aponta para um fenômeno em expansão. A própria Amazon registrou aumento de 71% no tráfego de seu site durante o evento deste ano, na comparação com os dias anteriores.

Calendário alternativo ganha força

A movimentação tem provocado ajustes no planejamento de concorrentes e criado um “calendário alternativo” às datas tradicionais do varejo, como Dia das Mães e Natal. “Não é só a Amazon que está fazendo ofertas nesse período. O varejo em geral está respondendo a isso”, afirma Andrea Stoll, líder de e-commerce e painel de lares da NielsenIQ.

Stoll destaca o “efeito de antecipação” gerado por datas como o Prime Day e a própria Black Friday, com consumidores se programando para adquirir itens de maior valor agregado. Entre os destaques de venda estão eletrodomésticos e eletroeletrônicos, mas categorias de giro rápido, como limpeza e bebidas, também têm avançado com o amadurecimento do e-commerce nacional.

Ambiente macroeconômico favorece datas promocionais

O cenário econômico torna essas datas ainda mais relevantes. O Brasil tem um grande potencial de consumo, mas é atropelado por impostos e uma taxa de juros de 15%. Para o trabalhador, muitas vezes só é possível comprar em datas como essa.

Essa expectativa faz com que o consumidor esteja mais disposto a buscar oportunidades fora da Amazon também. O efeito da antecipação transborda para os concorrentes, gerando uma disputa por preço entre varejistas que desejam captar a intenção de compra já estabelecida.

Mercado Livre responde com o “Descontaço”

Concorrentes diretos da Amazon, como o Mercado Livre, também têm apostado em campanhas agressivas para capturar a atenção do consumidor. Até 17 de julho, a companhia realiza o “Descontaço”, ação promocional que oferece descontos de até 70%, cupons, frete grátis a partir de R$ 19, parcelamento especial e promoções-relâmpago.

O Mercado Livre tem ainda reforçado sua estratégia de datas próprias, com campanhas realizadas em 6 de junho (6/6) e 7 de julho (7/7). “Queremos consolidar essas datas como novos picos promocionais do varejo”, afirmou a empresa em nota.

Amazon investe pesado no Brasil

Embora ainda não tenha a mesma dominância no Brasil que possui nos Estados Unidos, onde concentra 45% do e-commerce, a Amazon tem intensificado seus esforços promocionais e investimentos no país.

Em 2025, a empresa escalou a cantora Sandy como rosto da campanha do Prime Day, com inserções em horário nobre da televisão, redes sociais e site. A estratégia faz parte de uma abordagem mais ampla. “Estou assumindo no ano em que a Amazon globalmente tomou a decisão de que o Brasil seria o país com maior investimento para expansão”, disse Juliana Sztrajtman, presidente da Amazon Brasil.

Segundo a executiva, nos últimos dois anos, a empresa investiu US$ 8 bilhões no Brasil, parcela significativa dos US$ 33 bilhões aplicados no país desde 2010.

Novas datas comerciais ganham espaço

A tendência é que novas datas promocionais surjam nos próximos anos, fragmentando os picos de venda antes concentrados em eventos como Black Friday. A própria Amazon já promoveu o “Esquenta Prime Day”, com ofertas nas semanas que antecederam o evento principal.

O brasileiro gosta de ter mais tempo para comprar”, afirma Sztrajtman. “As ofertas antecipadas são uma questão bem específica do Brasil, porque sabemos que o cliente gosta de ficar voltando, olhando e entendendo qual é a melhor oferta.”

Com um nível de conhecimento sobre o Prime Day que saltou de 38% em 2024 para 49,5% neste ano, segundo a NielsenIQ, o evento não apenas consolidou sua relevância, como também acirrou de vez a disputa por julho no calendário promocional do e-commerce nacional.