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Amazon deve aderir a novas regras do Reino Unido após faturamento de 1 bi de libras no grocery

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O negócio de varejo de alimentos da Amazon na Grã-Bretanha enfrenta maior regulamentação depois que o órgão regulador da concorrência disse que as regras que definem como os supermercados devem tratar seus fornecedores agora se aplicam à gigante dos EUA.

A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) disse nesta quarta-feira (9) que, devido à crescente atividade da Amazon no setor de supermercados do Reino Unido, ela agora deve cumprir o Código de Práticas de Fornecimento de Mantimentos.

O código se aplica a varejistas com faturamento anual de mais de 1 bilhão de libras (US$ 1,4 bilhão) em vendas de supermercado.

A Amazon não divulga números de suas vendas de supermercado no Reino Unido, portanto, sua designação sob o código confirma publicamente pela primeira vez que suas vendas ultrapassaram o limite de 1 bilhão de libras.

O código garante que as mercearias tratem os fornecedores de forma justa. Ele restringe as empresas de fazer alterações nos contratos de fornecimento em curto prazo e também exige que os varejistas forneçam um período de aviso adequado se não quiserem mais usar um fornecedor e forneçam razões para rescindir o contrato.

Todos os principais grupos de supermercados da Grã-Bretanha, incluindo o líder de mercado Tesco, Sainsbury’s, Asda e Morrisons, estão sujeitos ao código.

“As famílias em todo o Reino Unido estão usando cada vez mais a Amazon para comprar alimentos e outros itens essenciais”, disse Adam Land, diretor sênior de remédios, análise de negócios e financeira da CMA.

“A decisão de hoje de designar a Amazon ajuda a garantir condições equitativas para as empresas ativas no setor de mantimentos à medida que os hábitos de compra das pessoas evoluem”.

A conformidade com o código é gerenciada pelo Adjudicador de Código de Mercearias independente.

Um porta-voz da Amazon disse que se esforça para construir relacionamentos bem-sucedidos e de longo prazo com seus fornecedores e espera trabalhar com o Groceries Code Adjudicator.

“Estamos orgulhosos de trabalhar com milhares de fornecedores e oferecer uma grande vitrine para seus produtos no Reino Unido e em todo o mundo.”

A expansão da Amazon no Reino Unido em 2021 incluiu suas primeiras 17 lojas físicas no Reino Unido — 15 lojas de alimentos frescos da Amazon e duas lojas de varejo de 4 estrelas da Amazon.

(US$ 1 = 0,7367 libras)

Fonte: Reuters