A Amazon conquistou o topo da montanha do varejo em 2021 pela primeira vez em seus 27 anos de história, levando vantagem em sua batalha — em andamento — com o Walmart pelo domínio do varejo nos Estados Unidos. A gigante do comércio eletrônico, agora, só não supera a principal concorrente em três setores: alimentos e bebidas, saúde e cuidados pessoais. Apesar disso, a Amazon tem ganhado ainda mais terreno contra o Walmart em dois deles.
Segundo análise da PYMNTS, a Amazon capturou quase cinco vezes a parcela dos gastos domésticos dos EUA em eletrônicos, eletrodomésticos, artigos esportivos, hobbies, música e livros do que o Walmart no ano passado.
Em 2021, a família média dos EUA gastou quase cinco vezes mais em eletrônicos e eletrodomésticos na Amazon do que gastou nos mesmos tipos de produtos do Walmart. Além disso, 25% dos gastos com esses tipos de produtos e 17% com artigos esportivos, hobbies, música e livros foram para a gigante do varejo online.
Para o comércio de roupas e vestuário, as compras na Amazon são quase o dobro do que no Walmart. A empresa cresceu cerca de 15% em participação, enquanto a da concorrente Walmart ficou em 6,5%.
Ainda de acordo com a análise, uma família média norte-americana também consome cerca de dez vezes mais alimentos e bebidas no Walmart que na outra companhia. É o único segmento que a primeira companhia citada tem controle.
Leia também: Walmart e Amazon estão no topo da lista de maiores empresas dos EUA, aponta Fortune
Fonte: PYMNTS