A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) recebeu, em Osaka, no Japão, as chaves do Pavilhão Brasil para a Expo Osaka 2025, evento que acontece entre 13 de abril e 13 de outubro de 2025. A ocasião contou com presença de Jorge Viana, presidente da instituição, que comemorou a conclusão da estrutura básica do pavilhão com mais de mil metros quadrados.
O espaço, que será customizado pela cenógrafa Bia Lessa, deve trazer elementos que remetem a cultura brasileira e seus produtos, focando na atração de investimentos. O pavilhão terá como tema a sustentabilidade e apresentará uma experiência sensorial ligada aos “Rios Voadores” da Amazônia.
Maria Luísa Wittenberg, gerente de Exposições Universais da ApexBrasil, menciona que o Brasil apresentará o que tem de melhor em termos de comércio, investimentos e cultura. “Vamos unir a promoção de investimentos ao comércio internacional e à cultura”, complementa.
ApexBrasil: missão na Ásia
A entrega do pavilhão encerra uma missão brasileira na Ásia que incluiu encontros em Tóquio e Bangkok, na Tailândia. para discutir estratégias comerciais com países da região. Viana ressaltou a importância de montar uma estratégia nas áreas de ciência, tecnologia e inovação para o agronegócio e a indústria.
Já Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil, enfatizou que os encontros foram fundamentais para retomar relações e estabelecer novas parcerias, especialmente com a proximidade da Expo Osaka 2025. Segundo ela , os debates neste período ajudarão a embasar os planos de ação da agência na região nos próximos anos.