Cada vez mais, os consumidores buscam benefícios ao fazer compras, especialmente em plataformas online. Com isso, grandes varejistas têm apostado no retail media para fidelizar os clientes.
Dados do relatório “Latin America Retail Media Trends 2024”, publicado em agosto, indica que os investimentos nesse mercado devem crescer 42,3% este ano em comparação a 2023, mais que o dobro da média mundial, que deve ser de 20,3%. A expectativa é que os gastos se aproximem dos R$ 3,9 bilhões, posicionando o país para ultrapassar o México e se tornar o maior investidor em estratégias de retail media na América Latina.
Para Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity Ibéria e Brasil, companhia líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus públicos-alvo – “esse movimento traz inúmeros benefícios ao varejo, permitindo que as marcas acompanhem as conversões em tempo real e monitorem a jornada do cliente de maneira ainda mais assertiva”.
“Ao oferecer ao consumidor benefícios como facilidade nas compras, comodidade, agilidade na comparação de preços, maior acesso a dados relevantes para a decisão de compra, segurança nas transações e propagandas personalizadas, é possível criar um ciclo virtuoso de relacionamento, experiência e recorrência de compra do cliente”, explica Eduardo.
O retail media pode abranger diversas possibilidades no ambiente digital e físico para levar sua mensagem ao consumidor, incluindo espaços digitais como marketplaces, páginas de checkout, redes sociais, portais, entre outros. Essas estratégias não são possíveis em mídias tradicionais, como na TV ou no rádio, por exemplo.
Retail media é tendência e deve integrar planejamento comercial das marcas
Eduardo comenta: “O retail media é uma tendência nos maiores mercados do mundo, e é fundamental que os varejistas se planejem para implementar e consolidar soluções integradas a uma abordagem omnichannel, oferecendo aos clientes benefícios e experiências que agreguem valor ao relacionamento entre marca e consumidor”.
Entre as marcas que se destacam no segmento no Brasil, segundo o relatório, estão Amazon e Mercado Livre, que geram mais tráfego que o Facebook – uma das maiores redes sociais do mundo – e juntos somam mais de 79% de market share.
“As estratégias adotadas pelas marcas estão seguindo esse movimento alinhadas aos novos comportamentos dos consumidores. Isso reforça que o atendimento personalizado e a oferta de benefícios podem gerar grandes oportunidades de negócios. Investir nesse relacionamento é essencial para promover uma experiência ainda mais completa ao público”, finaliza o executivo.