Logo E-Commerce Brasil

Aquecimento Black Friday: primeira quinzena de novembro tem faturamento 21,5% maior que 2023

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O início do mês de novembro indica que a Black Friday já começou, um apontando crescimento positivo para o e-commerce brasileiro durante o período. O levantamento da ferramenta Black Friday Hora Hora, da Neotrust Confi, revela 21,5% de aumento no faturamento na primeira quinzena de novembro, na comparação com um período semelhante em 2023. Essa movimentação é um sinal verde para as projeções do período.

(Imagem: Envato)

Ao que tudo indica, a tendência de dispersão das compras durante o mês de novembro se mantém, alertando para o que ocorreu no ano passado. O comportamento também foi identificado em 2022, quando as vendas tiveram menos concentração nos quatro dias do evento. Ano passado, o mês de novembro atingiu 74,9% de faturamento, enquanto a data da Black Friday obteve apenas 25,1%, somando R$ 34 bilhões.

Relembre a Black Friday de 2023

Em 2023, de quinta a domingo (final de semana da Black Friday), houve uma redução de faturamento mais acentuada que o mês consolidado. Em contrapartida, a queda registrada em pedidos foi menos acentuada. O ticket médio foi 30% maior que o total do mês de novembro, revelando um maior gasto do consumidor nos principais dias de evento. Foram 16,01 milhões, um valor 9,3% menor que 2022.

Ano passado, o “Hora a Hora” apurou que, de quinta a domingo, a sexta-feira foi o dia com maior número de acessos. O faturamento bateu os R$ 250 milhões durante o dia. No entanto, há uma mudança no comportamento de esperar a virada na madrugada de quinta para sexta. Agora, o consumidor faz compras na sexta-feira, enquanto o sábado e o domingo mantiveram uma constante com faturamento na casa dos R$ 50 a R$ 150 milhões.

E para 2024?

Até então, novembro de 2024 vem apresentando aumento do faturamento consolidado de 1º a 17 de novembro, com R$ 16,8 bilhões, cerca de 21,5% a mais do que período semelhante (27/10 a 12/11) em 2023, causando grande expectativa de crescimento para a Black Friday 24.

A data, por sua vez, será no último dia do mês, dia de pagamento de salário e da primeira parcela do 13º, além de ser mais próxima do natal, o que pode estimular o consumidor a fazer mais compras.

Tipo de pedidos e frete

Em número de pedidos, a primeira quinzena de novembro somou R$ 49,8 milhões no e-commerce, 30,8% a mais que o mesmo recorte do ano passado. Já o ticket médio tem sido de R$ 336,28, representando uma queda de 7,1% na comparação com 2023. e projeção

A cesta de pedidos e ao frete médio apurados pela ferramenta Black Friday Hora Hora, identificou uma média de 2,7 itens por pedido — queda de 5,6% em relação aos dias similares de 2023; e sobre o frete, o valor médio pago pelo público para receber as compras tem sido de R$ 29,02, aumento de 58% na comparação com o período anterior.

Projeção e faturamento

A projeção para 2024 é de 9,1% de aumento no faturamento em relação ao ano passado, atingindo R$ 9,3 bilhões. As categorias com maior tendência de crescimento são eletrônicos, moda e acessórios, ar e ventilação, eletroportáteis, móveis, telefonia, alimentos e bebidas, saúde e beleza e perfumaria.

Em novembro, o maior faturamento continua sendo do setor de eletrodomésticos, incluindo itens como geladeiras, fogões, micro-ondas, lava-roupas e lava-louças. Apenas no último dia 11 de novembro, esse setor levantou um faturamento de R$ 137 milhões, 51,26% a mais do que o comparativo com um dia semelhante em 2023. Outra classe de produtos ainda rentável é a de telefonia (celulares e tablets), que chegou a R$ 107 milhões no dia 7 de novembro (+30,83% em relação ao dia 2/11/23).