Logo E-Commerce Brasil

39% dos consumidores preferem atendimento digital pelo WhatsApp, mostra pesquisa

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Pesquisa da Cedro em parceria com o E-Commerce Brasil buscou levantar dados sobre a percepção dos consumidores em relação ao atendimento digital.

estrutura de atendimento

atendimento no e-commerce/imagem: freepik

A pesquisa revelou que o canal de atendimento mais usado pelos consumidores atualmente é o WhatsApp, com 39% das respostas.

26% responderam que usam o site da loja virtual para o atendimento e 19% o fazem pelo aplicativo. Já 11% responderam que buscam o atendimento por e-mail e 5% pelas redes sociais.

Por outro lado, quando precisam ser contatados pela empresa, 52% dos consumidores afirmaram que preferem que isso seja feito por e-mail. Enquanto 40% preferem o WhatsApp. Na faixa dos 4% duas respostas: os que preferem que a empresa se comunique por notificações de aplicativos e SMS.

Além disso, 75% dos consumidores assinalaram que preferem o atendimento humano.

O que é essencial em um atendimento?

Quando questionados sobre quais o principal critério que buscam ao serem atendidos, 44% consideram essencial conseguir resolver tudo em um único atendimento.

30% responderam que o mais importante é ter todas as respostas que buscam. Além disso, para 14% o essencial é uma resposta rápida e para 9% é a presença da empresa em vários canais. Apenas 4% responderam atendimento fora do horário comercial.

50% assinalaram ainda que quase sempre tem seus problemas resolvidos no atendimento digital.

37,5% afirmaram que às vezes e na marca dos 6% duas respostas opostas: nunca e sempre.

Motivos para um atendimento

Podendo assinalar mais de uma alternativa, os consumidores foram questionados sobre os principais motivos para solicitar um atendimento digital.

O principal deles é a necessidade de suporte, com 71% das respostas. Em seguida estão os consumidores que assinalaram dúvidas, com 51% das respostas.

35% assinalaram que solicitaram algum atendimento por causa de compras e 21% por causa de trocas ou devoluções.

Por fim, 16% buscaram atendimento digital para solicitar a segunda de algum boleto e 2,5% por causa da nota fiscal.

O poder do atendimento

A grande maioria dos consumidores afirmaram ainda que já deixaram de comprar novamente ou cancelou algum serviço em virtude de um atendimento digital ruim: 89%.

Por outro lado, 77,% dos consumidores já recomendaram para amigos e familiares alguma empresa depois de ter alguma experiência positiva com atendimentos digitais.

Leia também: A escalada digital da Urban Farmcy como proposta de expansão e alimentação saudável.