Ontem o Google disponibilizou o Bard a outros 40 países, incluindo o Brasil. Rival do ChatGPT, a Inteligência Artificial chegou com tudo, elevando as ações da Alphabet (dona do Google) em mais de 4%. Mas, será que a ferramenta fará diferença para quem atua no mercado de e-commerce? De acordo com o Bard, sua ajuda pode acontecer de diversas formas, como você acompanha a seguir!
Gerando conteúdo criativo
Com o objetivo de auxiliar na construção de conteúdo criativo aos lojistas de e-commerce, o Bard pode auxiliar nos seguintes momentos:
Postagens de blog
Pode gerar postagens sobre uma variedade de tópicos relacionados aos produtos e serviços da loja. Como a IA afirma, isso pode ajudar a atrair novos clientes e manter os clientes existentes interessados na loja.
Descrições de produtos
Gerar descrições de produtos mais informativas, com poder de envolvimento e convincentes. Por consequência, segundo o Bard, ajuda os clientes a tomarem decisões de compra informadas e a aumentar as taxas de conversão.
E-mail marketing
Desenvolve conteúdos personalizados relevantes aos interesses dos clientes — o que promove o aumento da abertura e da taxa de cliques dos e-mails, assim como nas conversões.
De acordo com a Inteligência Artificial, isso pode contribuir para a economia de tempo (e dinheiro) do lojista, além de auxiliar com a melhora da qualidade do conteúdo da loja.
Atendimento a clientes via Bard
Outra sugestão da ferramenta é aproveitar a sua tecnologia para atender clientes do e-commerce, seja por meio de chat ao vivo ou e-mail. De novo, ele explica que o recurso auxilia o lojista no suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana. E, consequentemente, contribui para elevar o NPS da empresa.
Entre as informações produzidas pelo Bard em um atendimento, destaque para:
– problemas com pedidos, devoluções e trocas;
– informações sobre sobre produtos, serviços e políticas da loja;
– criação de experiência personalizada ao cliente, considerando suas necessidades e interesses.
Análise de dados
Uma boa notícia ao lojista de e-commerce: o Bard, segundo a própria ferramenta, pode ser utilizado para analisar dados da loja de e-commerce. Isso inclui informações como tráfego do site, vendas e comportamento do cliente. Além de ajudar o lojista a identificar tendências e a melhorar a eficácia das campanhas de marketing, tem papel fundamental na tomada de decisões para o negócio.
Outro benefício da análise de dados gerada, segundo o Bard, é a visualização simplificada para o fácil entendimento do lojista de e-commerce. Com isso, a comunicação do empreendedor em relação aos dados coletados também é otimizada. Ou seja, o profissional pode compartilhar as informações com outras pessoas, como investidores, funcionários e clientes.
Automatizando tarefas
Como espera-se de uma IA, o Bard pode ser utilizado para automatizar tarefas diárias (inclusive no e-commerce). A ferramenta pode, por exemplo, tanto fazer o envio de e-mail marketing, como o gerenciamento de estoque. Nesse último caso, ele rastreia as quantidades disponíveis de cada produto e avisa quando é necessário o reabastecimento.
O Bard também pode processar pedidos da loja de e-commerce, incluindo coleta de informações de pagamento, confirmação do estoque e envio dos produtos. Outro ponto que a IA garante eficiência é na gestão financeira do e-commerce, a fim de rastrear receitas, despesas e lucros.
Vale destacar que o Bard está disponível em 40 idiomas, a princípio é oferecido gratuitamente e, assim como o ChatGPT, da OpenAI, pode fornecer respostas imprecisas.