Realizado a partir de dados da plataforma Tray, estudo revela dados sobre os métodos de pagamento mais utilizados por seus consumidores. A partir de informações cruzadas entre os períodos de 2020 e 2022, a empresa identificou tendências para ficar de olho na Black Friday 2023 — e outras datas importantes do varejo.
De acordo com a análise, as formas de pagamento mais populares incluem carteiras digitais, cartão de crédito e boleto bancário. No entanto, o grande destaque fica por conta do crescimento consolidado do Pix, que apresentou um aumento de 200% entre 2021 e 2022. Apesar disso, é importante ressaltar que, dentro da plataforma Tray, o Pix ocupou apenas a sexta posição entre os métodos de pagamento mais utilizados durante o período avaliado.
Em relação aos números totais, o pagamento por cartão de crédito foi o segundo mais utilizado, com um crescimento de mais de 62% durante todo o período.
Pagamento por boleto registrou queda
Entre as formas de pagamento que registraram queda, o boleto bancário se destacou. Durante o período total, ele apresentou uma diminuição de mais de 24% — entre 2021 e 2022 essa queda subiu para mais de 33%. Ainda assim, a empresa afirma que o boleto ocupa a quarta posição entre os métodos de pagamento mais utilizados em números totais.
Transferências e transações por débito tiveram uma queda de mais de 5% entre 2020 e 2022, e uma redução ainda maior de mais de 25% entre 2021 e 2022. Já os pagamentos com dinheiro e cheque tiveram uma queda expressiva de mais de 77% entre 2020 e 2022, e de mais de 50% entre 2021 e 2022.
Quanto mais opções de pagamento na Black Friday, melhor
Com base nas informações levantadas, o estudo mostra que os empreendedores têm várias opções para se preparar para a Black Friday e outras datas importantes do varejo. Oferecer uma ampla variedade de opções de pagamento é essencial, sempre destacando os métodos mais populares — cartão de crédito, boleto bancário, transferência eletrônica e carteiras digitais.
Além do fator “pagamento”, o Google reuniu outros pontos de atenção para lojistas de e-commerce se atentarem na Black Friday 2023. Entre os principais alertas, o gigante das buscas alertou sobre a demora do tempo de carregamento do site — das 25 empresas participantes do estudo, nenhuma conseguiu carregar a imagem principal em menos de 2,5 segundos.