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Black Friday 2024 tem faturamento projetado em R$ 9,3 bilhões no e-commerce

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Há um mês de novembro, a chegada da Black Friday 2024 deve causar impacto significativo no varejo brasileiro. Em especial no e-commerce, segundo a Confi.Neotrust, a expectativa é que o faturamento durante a data (quinta-feira a domingo) cresça 9,1% ante 2023. Em números absolutos, a arrecadação esperada chega a R$ 9,3 bilhões.

De acordo com Juliana Lorenzetti, diretora de Growth na Confi, o retrospecto de 2021 até este ano reforça como a Black Friday saiu de quatro dias para um mês inteiro de ofertas. Mesmo assim, com algumas questões envolvendo o último final de semana de novembro, a projeção é que os números deste recorte sejam melhores que ano passado.

“O e-commerce e o varejo, de forma geral, podem observar algumas questões positivas para a data comercial. Além de um bom momento do setor até agora, com crescimento de 13,8% em relação a 2023, a convergência do final de semana de Black Friday com o pagamento da primeira parcela do 13º salário pode influenciar o consumidor a buscar produtos e ofertas especiais”, explicou.

Além disso, o estudo da Confi.Neotrust também mostra pontos de atenção importantes para os varejistas. Entre eles, estão:

  • Não deixar a Black Friday colocar em risco o resultado final de novembro, já que há pouco prazo para recuperação neste ano;
  • A data pode impactar as vendas do Natal em virtude da proximidade entre as campanhas.

Em termos de cenário para o período de compras, outra questão para a executiva é a presença de e-commerces chineses no ecossistema do Brasil. Para ela, parte do conceito de uma Black Friday cada vez mais antecipada está ligada às campanhas destes players.

“O fomento constante às datas comemorativas, com certeza, faz com que todo o mercado tenha que se movimentar. A exploração máxima do calendário aquece o clima para o evento principal, neste caso a Black Friday, e os varejistas tradicionais e digitais brasileiros já estão olhando para isso”, complementa Lorenzetti.

Entre as categorias com tendência de crescimento, estão:

  • Eletrodomésticos
  • Moda e acessórios
  • Ar e Ventilação
  • Eletroportáteis
  • Telefonia
  • Móveis
  • Alimentos e Bebidas
  • Saúde
  • Beleza e Perfumaria