Logo E-Commerce Brasil

Esquenta Black Friday: bebidas no atacado e kits de Natal são os mais buscados nesta semana

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Na semana que antecede a Black Friday, que este ano cai no dia 26 de novembro, as principais buscas dos consumidores na internet são bebidas no atacado, pneus e kits de Natal. É o que mostra o levantamento do Radar Simplex, realizado entre os dias 14 e 20 de novembro, fase que antecede o Black Friday, também identificada como “Esquenta Black Friday”.

O destaque desta terceira semana do levantamento do Radar Simplex é o termo “bebidas no atacado”, que cresceu 10% em relação ao mesmo período do ano passado. A proximidade das festas de final de ano, o orçamento mais curto e a alta da inflação podem ser os fatores que alavancaram essas buscas no atacado, onde os preços são mais atraentes.

“O brasileiro já aprendeu a procurar promoções e a comprar online, inclusive no atacado”, afirma João Lee, sócio fundador da Simplex, startup responsável pela criação do Radar Simplex. Seu monitoramento revela os termos mais buscados em 6 milhões de páginas de grandes e-commerces e que, em 2021, vem apresentando uma edição semanal especial para a Black Friday.

Jingle bell

A busca por kits de Natal, com itens como aves e carne de porco, ganha musculatura semana a semana. O número de pessoas pesquisando preços de peru de diversas marcas quase dobrou nos últimos sete dias. A tendência comprova que, apesar das medidas de distanciamento ainda estarem ativas e do aumento da inflação, este Natal vai ter festa.

Outro item que remete às comemorações de final de ano e “o pé na estrada”, típico das férias, são os pneus. Só no Radar Simplex desta semana, o termo recebeu cerca de 10 mil cliques. O item é recorrente em várias versões do Radar Simplex, e continua em alta. Quando os dados do Google Trends são considerados, suas buscas cresceram 70% nos últimos 5 anos, com picos expressivos em todas as Black Fridays passadas. “A compra pode até não se dar no site, mas as pessoas fazem ativamente buscas para verificar os melhores preços antes de tomar qualquer decisão”, afirma Lee.

Celulares gamers na Black Friday

Apesar dos celulares gamers começarem a chamar a atenção no Radar Simplex desta semana, as buscas por eletrônicos, tradicionais campeões de vendas na temporada mais agitada do varejo, ainda estão tímidas. “Notamos que as buscas não foram tão expressivas, o que nos leva a crer que as pessoas estão aguardando para comprar na própria sexta-feira, quando grandes ofertas são lançadas pelos e-commerces”, finaliza Lee.

Leia também: 60% dos consumidores pretendem comprar na Black Friday