A Black Friday trouxe um acúmulo de R$ 9,4 bilhões no faturamento, somado desde o final da quinta-feira (28) até domingo (01). Este ano, a data alcançou 10,7% de crescimento em relação ao ano passado, quando faturou R$ 8,43 bilhões. Os dados da Confi.Neotrust também revelaram um aumento no número de pedidos, com 18,2 milhões de unidades vendidas, 14% a mais que em 2023.
Os números atrativos da data também foram influenciados pelo pagamento do 13º salário, que esse ano coincidiu com o dia da Black Friday (29), além da proximidade com o Natal, funcionando como uma oportunidade para as compras do período de fim de ano.
Crescimento em 2024
Diante do ano passado, os marketplaces aumentaram em 24% seu faturamento apenas sexta-feira. As plataformas têm desempenhado um papel fundamental na comercialização de produtos, visto que muitos varejistas enxergam no canal uma possibilidade de aumentar a visibilidade do seu negócio e potencializar vendas por meio das lives, descontos atrativos e parcerias logísticas que as gigantes do comércio eletrônico oferecem.
Entre os 30 maiores comércios eletrônicos do Brasil identificados pela Conversion, quatro deles estão no Top 10 e divulgaram previamente os produtos mais vendidos nas suas plataformas. Os dados do Mercado Livre, Shopee, Magazine Luiza e Casas Bahia, revelam um ponto em comum: altas vendas nos setores de eletrônicos, eletrodomésticos e smartphones durante a Black Friday.
Mercado Livre
O líder em e-commerce na América Latina e Brasil ainda não divulgou seu valor absoluto de vendas. No entanto, na véspera da Black Friday, quinta-feira (28), o marketplace já havia superado o número de vendas do ano passado. Na sexta-feira (29), o Meli bateu seu próprio recorde de vendas e do comércio eletrônico brasileiro.
Com a distribuição de R$ 55 milhões em cupons e incentivos para os vendedores, como o prêmio de R$ 1 milhão para investir em sua loja, o marketplace apresentou aumento nas buscas nas categorias de eletrônicos e supermercado (14%), seguido pelos eletrodomésticos (11%) e moda (10%).
Os produtos mais vendidos foram Playstation 5, papel higiênico, azeite e jogo de lençol.
Magazine Luiza
A empresa vendeu mais de 1,2 bilhão de reais em produtos apenas na sexta-feira, registrando crescimento em todos os seus canais de venda (e-commerce, marketplace e lojas físicas) e registrando sua melhor Black Friday. Na comparação ao ano passado, o número de clientes aumentou 16%.
Entre as categorias com maior destaque estão as TVs, smartphones, refrigeradores e lavadoras. As categorias de suplementos, instrumentos musicais, bebês, beleza, games, limpeza e wearables e brinquedos alcançaram os maiores crescimentos.
O PlayStation 5, em comparação a um período comum, vendeu 10 vezes mais durante a data. A empresa também informou que a quantidade de videogames comercializados em apenas um dia superou o montante vendido durante todo o mês de outubro.
A companhia trabalhou a campanha do Black November em seus canais de venda, com promoções que duravam 24 horas, ampliando a opção de pagamento e parcelamento com seu Cartão Luiza.
Além disso, o marketplace informa que o Magalu foi o aplicativo mais baixado do Brasil no período. Para Fabricio Garcia, vice-presidente de operações do Magalu, “essa foi, realmente, uma Black Friday histórica para o Magalu.”
Shopee
Para a gigante asiática, o começo do mês foi promissor quando sua Black Friday chinesa, o “Dia dos Solteiros” (11.11), bateu recorde de vendas em relação à Black Friday de 2023.
Já nas primeiras 12 horas da Black Friday (29), os videogames, consoles e eletrônicos ficaram entre os principais produtos vendidos na plataforma. A empresa também informou a venda de sete videogames por minuto e um aumento de 80% nas vendas da categoria de games (jogos e acessórios para consoles), em comparação ao ano anterior.
As Top 3 categorias mais vendidas foram eletrônicos e eletrodomésticos, moda e casa e construção. Entre os produtos de tecnologia mais vendidos, estão os smartwatches, celulares, câmeras de segurança, videogames e powerbanks.
Na sexta, a Shopee anunciou a fritadeira elétrica como o produto mais vendido no marketplace, e nos seis dias que antecederam a Black Friday (23 a 28 de novembro), as vendas no aplicativo triplicaram em comparação com o total registrado em 2023 durante a própria sexta-feira do evento.
Casas Bahia
O Grupo Casas Bahia registrou um crescimento consolidado de cerca de 20% nas vendas ante o ano anterior. Os resultados foram impulsionados pelas categorias de linha branca, telefonia e móveis. Os resultados foram mais satisfatórios nas lojas físicas do que no comércio eletrônico.
Segundo a Casas Bahia, os locais com os melhores desempenhos nas vendas foram as regiões Nordeste (+21%), Grande São Paulo (+20%), Norte e Centro-Oeste (+18%).
Em entrevista exclusiva ao INSIGHT, Renato Franklin, CEO, contou como o crediário oferecido pela empresa foi o principal estímulo para o aumento das vendas, superando os R$ 1 bilhão já prometidos pela empresa para o mês de novembro.
Acompanhe a cobertura completa sobre a Black Friday.