A Black Friday deste ano trouxe resultados positivos para o varejo, tanto online quanto nas lojas físicas. As vendas no e-commerce cresceram 76% na sexta-feira promocional em comparação com o dia anterior e 4% em relação a 2023. Durante toda a semana, o aumento foi de 5% na mesma base de comparação. Os dados são do levantamento feito pela Linx.
Os marketplaces também se destacaram. O faturamento na sexta-feira subiu 24% em relação ao ano passado, enquanto na semana da Black Friday, de 25 a 29 de novembro, o crescimento chegou a 45%.
Para Rafael Reolon, diretor de Retail da Linx, o período deixou de ser apenas um dia de promoções. “A data ganha cada vez mais força no Brasil e tornou-se uma estratégia importante para os varejistas alavancarem as vendas em todo o mês de novembro. No dia da Black Friday, é possível observar um pico de vendas nos e-commerces próprios, o que reforça ainda mais a relevância da data e a importância dos estabelecimentos investirem no modelo omnichannel para vender mais”, afirma.
Lojas físicas também registram crescimento
O varejo físico também aproveitou o movimento da Black Friday. As lojas de moda, vestuário, confecção e calçados registraram um aumento de 23% nas vendas na sexta-feira em comparação com 2023 e de 33% em relação ao dia anterior, conforme a Linx. No acumulado da semana, o crescimento foi de 13%, com destaque para o setor de calçados, que aumentou 15% em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo Reolon, a data é fundamental para o varejo físico. “O dia da Black Friday apresenta um pico de vendas. O consumidor visita mais os shoppings para aproveitar as promoções e benefícios extras, como estacionamento gratuito, além de fazer compras nas lojas favoritas ou buscar produtos específicos, transformando a experiência em um programa para o fim de semana”, explica.
Programas de fidelidade impulsionam faturamento
Os programas de fidelidade também contribuíram para o desempenho positivo. O faturamento dos varejistas que utilizam essas plataformas aumentou 22% na sexta-feira em relação a 2023 e 64% comparado ao dia anterior. Durante toda a semana, o crescimento foi de 10% na mesma base de comparação.
“O consumidor tem aderido cada vez mais aos programas de fidelidade. Além de proporcionar descontos exclusivos, essas plataformas oferecem dados importantes sobre o comportamento dos clientes, permitindo que os varejistas criem promoções personalizadas. Essa tecnologia tem sido uma aliada, ajudando a impulsionar as vendas não apenas na Black Friday, mas ao longo de todo o ano”, finaliza Reolon.