A categoria de cuidados pessoais promete ser importante este ano na Black Friday brasileira, segundo pesquisa do Google, realizada de forma online com 500 consumidores. O estudo mostra que não há fidelidade de marca, e o mais importante é ser impactado por boas ofertas.
Para todas as categorias analisadas, mais de 50% deles responderam que trocariam de marca caso encontrassem um preço mais baixo: cuidados com o bebê (70%), farmácia (59%), cuidados com a casa (57%), beleza (56%) e cuidados pessoais (55%).
“A baixa fidelidade do consumidor frente à promoções associada às mudanças de comportamento devido a pandemia, diminuição do poder de compra e alta expectativa com a Black Friday, fazem da data um momento de experimentação para as marcas e, consequentemente, ganho de penetração e market share”, disse Marco Bebiano, diretor de negócios para bens de consumo, tecnologia e governo do Google Brasil, à Exame.
Populares na Black Friday
O estudo mostrou que 47% pretendem comprar produtos como vitaminas e suplementos (29%), desodorantes (25%), cuidados íntimos (23%), e sabonetes (23%), higiene bucal (21%) e lâminas de barbear (20%).
Já a categoria de Beleza foi apontada por 37% dos entrevistados, com destaque para perfumes (36%) e maquiagem (25%). Completam a lista os produtos para cuidar dos cabelos (23%), da pele e do corpo (18%), além de protetores solares (15%).
As intenções por produtos de farmácia aparecem com alto índice de intenção de compras de 31%. Itens como vitaminas (31%), multivitamínicos (16%), remédios para dores (15%) e alergias (12%) estão entre mais indicados.
O estudo também aponta que a presença das marcas na data com estratégias de marketing e comunicação são reforçadas pelas principais motivações de compra para os consumidores: oportunidade de testar um novo produto. Em um ano de instabilidade econômica, as promoções ganham mais relevância do que nunca, e a Black Friday trará, além de bons preços, uma temporada de experimentação.
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Fonte: Exame