A Black Friday deste ano deverá movimentar R$ 3,74 bilhões e alcançar o maior faturamento desde que a data foi incorporada ao calendário do varejo nacional, em 2010. É o que aponta a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).
Se confirmada a previsão, haverá um aumento de 6% em relação a 2019 (R$ 3,67 bilhões). Descontada a inflação, o crescimento real das vendas, em comparação com igual período do ano passado, deverá ser de 1,8%.
O avanço do comércio eletrônico desde o início da pandemia do coronavírus é apontado pela CNC como determinante para que a Black Friday seja a primeira data do varejo a registrar crescimento real neste ano.
A CNC projeta avanço real de 61,4% nas vendas exclusivamente online, em relação à Black Friday de 2019. Já as lojas físicas deverão apresentar avanço de apenas 1,1%, em comparação com o ano passado. Segundo dados da Receita Federal, de março a setembro o faturamento real do e-commerce cresceu 45%, em comparação com igual período de 2019, e a quantidade de pedidos mais que dobrou (+110%).
Casa em alta na Black Friday
O segmento de eletroeletrônicos e utilidades domésticas deverá ser o principal destaque entre os ramos que já aderiram à data, com previsão de movimentação financeira de R$ 1,022 bilhão. Em seguida, deverão sobressair os volumes de receita gerados pelos segmentos de hipermercados e supermercados (R$ 916,9 milhões) e de móveis e eletrodomésticos (R$ 853,4 milhões).
A CNC traz uma projeção dos itens que apresentam maior potencial de descontos efetivos durante a Black Friday. De acordo com o estudo, os produtos com mais chances de desconto efetivo são, em ordem decrescente: consoles de videogame, notebooks, games para PC, calças masculinas e aspiradores de pó.
Para chegar a este resultado, a CNC coletou, diariamente, mais de dois mil preços de produtos ao longo dos últimos 40 dias – encerrados em 15 de novembro. Pela metodologia da confederação, um determinado item que apresenta altas expressivas (superiores a 20%, por exemplo) no preço mínimo praticado durante as semanas que antecedem a Black Friday possui baixo potencial de desconto efetivo.
Leia também: 75% das micro e pequenas empresas esperam que Black Friday salve faturamento de 2020
Fonte: Panrotas