No exterior, a indústria financeira do Brasil, juntamente com a Índia, é vista como exemplo de digitalização e processos mobile-first bem conduzidos. A declaração é de Brad Rosenfeld, CMO na Prove Identity.
Para o executivo, de forma frequente, ambos países estão no centro da evolução dos serviços financeiros. Baseados no conceito de digitalização, Brasil e Índia são considerados casos que abraçaram o mobile-first em suas soluções. Até por isso, também estão no centro da evolução do e-commerce desde a pandemia.
A admiração por estes mercados é estendida para outras vertentes relacionadas ao ecossistema de pagamentos e finanças no geral. Isso acontece em relação a customização da experiência, monitoramento de comportamento do usuário e cultura data-driven vistas no Brasil.
Entre os pontos altos do porquê estes mercados são os principais em digitalização, o executivo cita dois pilares: a cultura baseada em dados e a valorização de segurança sem fricção. Para Rosenfeld, a verificação de identidade, por exemplo, precisa estar conectada à jornada online e se tornar tão comum quanto uma ligação por telefone.
“Acreditamos que todos devem ser capazes de abrir uma conta bancária, seja em uma instituição financeira tradicional ou fintech. Fazer uma transferência de centenas de milhares de dólares deveria ser tão simples quanto fazer uma chamada telefônica”, pontua.