Embora o número de usuários de aplicativos mobile esteja em ascensão, a quantidade de apps que eles realmente utilizam está em declínio. Ainda assim, a Emarketer afirma que essa tendência não impede o crescimento do mercado, já que todas as categorias de apps para smartphones terão aumento de usuários nos próximos três anos.
A fim de ajudar profissionais de marketing de aplicativos em 2024, a pesquisadora divulgou cinco gráficos com dados atualizados do mercado americano. Os conteúdos abordam as categorias de apps com o crescimento mais rápido, o motivo do aumento do gasto com publicidade in-app e quais empresas estão capturando o investimento em anúncios de instalação de aplicativos mobile.
Tempo gasto com apps mobile sobe, mas crescimento desacelera
Para 2024, a previsão é que os usuários norte-americanos passem em média 3 horas e 40 minutos por dia usando aplicativos em seus dispositivos móveis.
Embora esse número continue subindo até 2025, a taxa de crescimento está diminuindo, passando de 8,1% em 2021 para apenas 2,2% em 2025.
Crescimento de apps de supermercados
O número de usuários em todas as categorias de apps para smartphones continuará crescendo nos próximos três anos. A categoria de apps de compras de supermercado lidera o crescimento, com um aumento previsto de 5,3% para chegar a 46,7 milhões de usuários em 2024.
Outros destaques incluem apps de saúde e fitness (crescimento de 3,5% para 89,5 milhões), relacionamento (2,8% para 30,6 milhões) e esportes (2,8% para 58,9 milhões).
Segundo um estudo da Emarketer de julho de 2023, o total de usuários de aplicativos mobile nos EUA deve alcançar 260,1 milhões em 2024, representando um aumento anual de 1,7%. Esse número deve crescer ligeiramente nos próximos três anos, atingindo 272,4 milhões em 2027.
Número de apps usados por consumidor está em declínio
A mesma previsão de julho de 2023 mostrou que o usuário médio de smartphone nos EUA terá 18,3 apps instalados em 2024, uma queda de 1% em relação ao ano anterior.
Isso indica que os usuários estão se tornando mais seletivos e optando por seus apps favoritos. Ocorre principalmente devido à tendência de alguns aplicativos consolidarem funcionalidades, permitindo que os usuários façam mais sem precisar sair deles.
Investimentos publicitários migram dos navegadores para dentro dos apps
Este ano, a pesquisadora prevê que o gasto com publicidade in-app representará 81,9% do total do investimento publicitário mobile em 2024.
“O investimento em publicidade na web mobile está perdendo espaço para anúncios dentro de apps, à medida que as empresas incentivam os consumidores a utilizá-los, já que neles é mais fácil coletar dados do cliente”.
Peter Newman, diretor de previsões da EMARKETER
“A depreciação de cookies de terceiros reforça ainda mais essa tendência, pois dificulta a segmentação de anúncios pelos anunciantes em toda a web mobile”.
Peter Newman, diretor de previsões da EMARKETER
Investimentos em publicidade para instalação de apps se recuperam após queda em 2023
O investimento em publicidade para instalação de apps mobile deve se recuperar em 2024, crescendo 15,1% para chegar a US$ 24,58 bilhões. Apple, Google e Meta devem ficar com quase 60% do total de receita de publicidade in-app, sendo a Apple a líder com US$ 6,02 bilhões, seguida pelo Google (US$ 4,42 bilhões) e Meta (US$ 4,28 bilhões).
Empresas fora desse trio devem gerar US$ 9,86 bilhões em receita com publicidade para instalação de aplicativos em 2024, o que demonstra um grande potencial de crescimento além das três gigantes.