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Brasil registra 3,9% em tentativas de fraude no e-commerce no 1° trimestre

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

No 1° trimestre de 2023, o Brasil registrou 3,9% em tentativas de fraudes nas compras online, de acordo com levantamento da ClearSale. Já o ticket médio da fraude foi de R$ 1.263, resultado 9,4% maior em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram analisados mais de 38 milhões de pedidos feitos no e-commerce brasileiro no período de 1° de janeiro até 31 de março de 2023.

As tentativas de fraude, no entanto, foram 27,3% menores em comparação ao mesmo período de 2022. De acordo com Marcelo Queiroz, Head de Estratégia de Mercado da ClearSale, os dados consolidam a expectativa de desaceleração do setor. “Como já esperávamos, a desaceleração do comércio eletrônico e as incertezas financeiras dos consumidores resultaram em queda nos números. Mas, os varejistas e consumidores devem continuar atentos aos golpes, tendo em vista que os números seguem altos”, explica.

O Brasil registrou 3,9% em tentativas de fraudes nas compras online no 1º trimestre

Categorias

As categorias que mais sofreram tentativas de fraudes neste trimestre foram eletrônicos (5,1%) com ticket médio de R$ 2.816, acessórios (4,2%), com R$ 999, automotivo (4,1%), apresentando R$ 1.308 e móveis (3,9%), totalizando R$ 698.

Regiões

A região Norte apresentou o maior índice de tentativas de fraudes no 1° trimestre, com 2,5% e ticket médio de R$ 1.483, em segundo lugar ficou o Nordeste (2,2%) e ticket médio de R$1.355. Já a região Centro Oeste (1,6%) e Sudeste (1,6%) ficaram empatadas em tentativas, todavia, a primeira apresentou ticket médio de R$ 1.490, o maior do ranking, e a segunda fechou com R$ 1.206.