Os consumidores começaram a comprar produtos pelo WhatsApp durante a pandemia de Covid-19. De acordo com o novo estudo da dunnhumby, que ouviu mais de 1.100 brasileiros, o percentual de usuários que realizaram transações pelo aplicativo cresceu para 31%.
“É uma saída cada vez mais utilizada pelo pequeno comércio e pelas lojas de shopping que têm vendedores fotografando ou filmando os produtos”, comentou Flávia Villani, head da dunnhumby no Brasil, ao Money Times.
O uso do WhatsApp serviu principalmente para comprar itens frescos, como carnes (18%) e frutas, legumes e verduras (23%).
Dados do levantamento mostram que os brasileiros mudaram seu comportamento de compra na quarentena. Um exemplo disso é a redução do consumo de guloseimas (16%) e de refrigerantes (18%).
Econômico extravagante
A pesquisa ainda aponta que uma tendência está ganhando força: a do comportamento “econômico extravagante”. Com a restrição nos bares e restaurantes, os consumidores estão gastando mais com cervejas e chocolates na hora de abastecer a casa.
O estudo da dunnhumby destaca que a consolidação do e-commerce ainda não está garantida, embora a maioria dos brasileiros manterá as compras online após a quarentena. Pouco mais de 33% não vão continuar com o hábito de comprar pelos canais digitais e 30% só comprarão por conta do preço.
Segundo a dunnhumby, é importante continuar investindo em boas experiências nas lojas físicas. Os consumidores estão buscando cada vez mais uma experiência de compra personalizada.
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