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Brasileiros estão deixando a “compra do mês” de lado, mostra pesquisa da Tail by TOTVS

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Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

De acordo com levantamento, realizado pela Tail by TOTVS, a cesta de produtos de mercado dos brasileiros está diminuindo. Muitos consumidores estão deixando de lado a famosa “compra do mês”, na qual uma compra única – e mais cara – era realizada para abastecer a residência. Em seu lugar, muitos consumidores estão optando por realizar compras menores, mais baratas e com menos itens nos carrinhos de supermercado. 

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Pesquisa mostra preferência por compras menores

Aumento das compras pequenas

A pesquisa mostra que no primeiro semestre de 2023, quase metade das vendas (48,9%) foram compras de emergência, ou seja, até 4 itens. O crescimento é de 1.8 p.p em relação a 2022.  Na sequência, estão as compras de conveniência (30%), de 5 a 11 itens, de reposição (15,2%), de 12 a 25 itens, e de abastecimento (5,9%), acima de 25 itens.

Segundo Cristiano Nobrega, CEO e cofundador da Tail by TOTVS, as compras com menos itens favorece o varejo de proximidade, os estabelecimentos próximos ao consumidor que oferecem alguma comodidade ou benefício ao cliente.

Perfil do consumidor

O estudo mostra ainda a ascensão das compras da classe D, que representa 14,7% em 2023 (contra 12,7% ano passado). A classe C, por sua vez, representa mais da metade de todas as cestas, com 51,2%).

As mulheres são as principais responsáveis pelas compras de mercado, 53,6% do total de consumidores (variação de 1.9 pontos percentuais no comparativo ano a ano).

Além disso, cada vez mais jovens vão ao supermercado. Isso porque os mais ativos continuam sendo os da faixa dos 31 aos 50, com 47,8%. A faixa dos 18 aos 30 anos, no entanto, sai de 16,1% em 2022 para 17,8% do total em 2023.

Apesar das preocupações com as cestas menores, o ticket médio das compras de supermercado continua bastante parecido, com um aumento de 1,49% no 1º trimestre de 2023: de R$ 106,42 em 2022 para R$ 108,49 em 2023.

Sobre a composição das cestas, no comparativo anual, as categorias dos produtos de maior destaque permaneceram as mesmas. Lideram as compras hortaliças (5,8%), refrigerantes (5,3%), pães (4,4%), produtos de limpeza (3,7%) e frutas (3,6%).

Análise por estado

Pernambuco lidera o ranking quando o assunto é ticket médio: R$ 93 por cesta, o maior do país. Em segundo lugar está Santa Catarina, com R$ 87, além de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, ambos com R$ 80.

“Esses dados comprovam a força do varejo regional, sobretudo no segmento de supermercados. As redes locais e os mercados de bairro ainda se destacam entre as compras dos brasileiros. Essa é uma informação valiosa para apoiar estratégias e planejamentos desses varejistas, que precisam cada vez mais buscar entender o comportamento de seu público, suas tendências de consumo e as ações que fazem ou não sentido aplicar no seu negócio”, finaliza o executivo da Tail by TOTVS.

Das mais de 206 milhões de cestas analisadas, 23,4% são do estado de São Paulo; 14,7% de Minas Gerais; 12,2% são do Rio de Janeiro; 11,8% do Rio Grande do Sul; 7,8% do Ceará; 4,2% do Espírito Santo; 3,5% de Pernambuco e do Distrito Federal; 31,1% de Santa Catarina; e 2,2% da Bahia.

O estudo analisou hábitos de compras de 7,5 milhões de pessoas em mais de 3 mil estabelecimentos, totalizando 1,6 bilhões de itens adquiridos em mercados de todos os portes em todo o país. Os números foram levantados pela Tail Shoppers, ferramenta de inteligência de dados que mapeia e analisa mais de cinco bilhões de transações mensais no varejo.

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