Em tempos de coronavírus, o e-commerce está mudando o comportamento do consumidor: 86% dos brasileiros conectados à internet realizaram compras durante a pandemia, segundo o relatório Setores do E-commerce no Brasil, realizado pela Conversion, consultoria especializada em marketing e comércio eletrônico.
Roupas & Acessórios foi a categoria preferida de presentes, e o Google foi o canal que mais influenciou a decisão por qual produto comprar para 63% dos consumidores.
Durante o período de pandemia, a maioria dos setores cresceu significativamente — exceto aquelas categorias ou negócios diretamente ligados a atividades fora de casa, como turismo ou esportes.
O relatório aponta que o aumento do investimento em e-commerce (ou em transformação digital) está sendo inevitável por praticamente todas as empresas que direta ou indiretamente vendem para o consumidor final.
Algumas empresas estão expandindo investimento, enquanto outras estão começando o seu processo de transformação digital e a demanda por fornecedores do setor tem crescido exponencialmente.
Casa & Móveis registrou o maior crescimento no período (entre fevereiro e julho), com 67,21%, seguida por Moda & Acessórios (65,52%), Pets (61,67%), Comidas & Bebidas (57,11%) e Infantil (47,71%).
Já as categorias que menos cresceram foram Turismo (-55,62%), Esportes (6,06%), Educação, Livros & Papelaria (+13,25%), Importados (+17,01%) e Calçados (+26,51%).
Você realizou alguma compra pela internet durante a pandemia?
Quais canais você acredita que mais influenciaram a comprar produtos pela internet?
Qual(is) produto(s) você comprou durante a pandemia?
Metodologia
O relatório foi feito com 395 brasileiros a partir de 18 anos, no final de julho. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 4,9 p.p.
O estudo analisou o tráfego dos 200 maiores sites do Brasil, com um total de 15 categorias, sendo que, para cada uma delas, apresentam o mínimo de 10 sites. Ao todo, 216 sites foram analisados. Foram utilizadas como fonte de dados as plataformas de audiência, como SimilarWeb e SEMRush, e questionários.
Para ter acesso ao relatório completo, basta acessar a página do estudo.
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Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil