Logo E-Commerce Brasil

Busca por voz: tecnologia do Google agora disponível também para o e-commerce

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

A mesma tecnologia de busca por voz utilizada pelo Google agora está disponível também para o comércio eletrônico, no sistema de busca inteligente e recomendação da SmartHint. Trata-se de algo inovador e inédito até então no mercado brasileiro, pois nenhuma outra ferramenta de busca para e-commerce possui essa funcionalidade hoje.

Isso significa que o cliente das lojas virtuais que utilizam a busca inteligente da startup vai poder buscar os produtos de forma rápida e simples, através do microfone do dispositivo que estiver usando.

“A pesquisa por voz da Smarthint ficou incrível, um modo muito intuitivo de pesquisar e encontrar produtos. A inteligência artificial da SmartHint segue fazendo um incrível trabalho de listar os produtos que nossas clientes amam”, afirma Janquiel Alexandre Dapper, gerente de e-commerce da Sapatinho de Luxo.

A Sapatinho de Luxo, marca de calçados, foi uma das primeiras lojas a testar a nova função, que agora está disponível também para toda a base de clientes que já utilizava a busca inteligente, sem custo adicional.

Como funciona a busca por voz

A busca por voz funciona através do reconhecimento de fala, feito por inteligência artificial. Basta o cliente entrar no site, ir até o campo de busca, clicar no ícone de microfone e falar o que procura. Então a fala será transcrita em texto de modo automático e em tempo real.

Depois da transcrição, a busca funcionará normalmente em conjunto com as outras funcionalidades da busca inteligente. Ou seja, alta velocidade, similaridade fonética, busca por cor e busca comportamental.

Veja como funciona a ferramenta com a nova função:

Experiência de compra, propósito e inovações

Segundo Rodrigo Schiavini, CEO da SmartHint, a busca por voz é apenas uma das ações para alcançar o propósito da empresa que é elevar a experiência do e-commerce ao redor do mundo.

“Para cumprir o nosso propósito, a equipe de tecnologia da SmartHint está sempre estudando novas possibilidades e treinando a inteligência artificial para uma nova capacidade. É por isso que, em março, lançamos a busca inteligente, logo em seguida a incrementamos com a busca comportamental e agora com a busca por voz. Mas não vamos parar por aí, tem muito mais por vir”, conclui Rodrigo Schiavini, CEO da SmartHint.

Para saber mais sobre a tecnologia da SmartHint, clique aqui.

Leia também: Comércio eletrônico de São Paulo deverá faturar 32% a mais em 2020.