A mesma tecnologia de busca por voz utilizada pelo Google agora está disponível também para o comércio eletrônico, no sistema de busca inteligente e recomendação da SmartHint. Trata-se de algo inovador e inédito até então no mercado brasileiro, pois nenhuma outra ferramenta de busca para e-commerce possui essa funcionalidade hoje.
Isso significa que o cliente das lojas virtuais que utilizam a busca inteligente da startup vai poder buscar os produtos de forma rápida e simples, através do microfone do dispositivo que estiver usando.
“A pesquisa por voz da Smarthint ficou incrível, um modo muito intuitivo de pesquisar e encontrar produtos. A inteligência artificial da SmartHint segue fazendo um incrível trabalho de listar os produtos que nossas clientes amam”, afirma Janquiel Alexandre Dapper, gerente de e-commerce da Sapatinho de Luxo.
A Sapatinho de Luxo, marca de calçados, foi uma das primeiras lojas a testar a nova função, que agora está disponível também para toda a base de clientes que já utilizava a busca inteligente, sem custo adicional.
Como funciona a busca por voz
A busca por voz funciona através do reconhecimento de fala, feito por inteligência artificial. Basta o cliente entrar no site, ir até o campo de busca, clicar no ícone de microfone e falar o que procura. Então a fala será transcrita em texto de modo automático e em tempo real.
Depois da transcrição, a busca funcionará normalmente em conjunto com as outras funcionalidades da busca inteligente. Ou seja, alta velocidade, similaridade fonética, busca por cor e busca comportamental.
Veja como funciona a ferramenta com a nova função:
Experiência de compra, propósito e inovações
Segundo Rodrigo Schiavini, CEO da SmartHint, a busca por voz é apenas uma das ações para alcançar o propósito da empresa que é elevar a experiência do e-commerce ao redor do mundo.
“Para cumprir o nosso propósito, a equipe de tecnologia da SmartHint está sempre estudando novas possibilidades e treinando a inteligência artificial para uma nova capacidade. É por isso que, em março, lançamos a busca inteligente, logo em seguida a incrementamos com a busca comportamental e agora com a busca por voz. Mas não vamos parar por aí, tem muito mais por vir”, conclui Rodrigo Schiavini, CEO da SmartHint.
Para saber mais sobre a tecnologia da SmartHint, clique aqui.
Leia também: Comércio eletrônico de São Paulo deverá faturar 32% a mais em 2020.