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Cadastra apresenta estratégias para acelerar crescimento de canais digitais no Fórum ECBR 2024

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O mercado de e-commerce no Brasil, mesmo após o boom na pandemia, continua a ganhar corpo, o que acirra ainda mais a concorrência. Ficando então a pergunta: como vender mais no e-commerce com marketing e tecnologia? É o que a Cadastra, empresa next-gen global de serviços de tecnologia, comunicação, dados e estratégia, está levando para essa edição do Fórum E-Commerce Brasil 2024.

A empresa investiu pesado para a formação de um COE (Centro de Excelência, na sigla em inglês) de Commerce com a aquisição de três empresas (Digital Ethos, M3 e, a mais recente, Maeztra) e a consolidação de uma equipe de mais de 200 profissionais dedicados, 220 clientes ativos e atuação em dez países.

“No começo deste ano, dobramos nossa aposta na área de commerce e nos consolidamos como um dos líderes em soluções para e-commerce B2C e B2B na América Latina. Nossa proposta de valor vai além dos canais digitais em si. Nossa missão é ser o principal parceiro de transformação digital de nossos clientes, do estratégico ao tático, através de uma profunda integração de disciplinas (tecnologia, mídia, CRM, dados, etc.), que abre caminho para resultados mais robustos de curto e longo prazo para nossos clientes”, afirma Thiago Bacchin, fundador e CEO da Cadastra.

Essa abordagem reflete a importância da transformação digital completa como elemento fundamental para operações de vendas digitais. “A nossa expertise de Commerce vai desde implantação, migração e evolução de lojas virtuais nas principais plataformas do mercado, até consultoria, inovação e o desenvolvimento de ferramentas customizadas. Mergulhamos na jornada de consumo fim a fim”, acrescenta Bacchin.

Para Pablo Ribeiro, sócio e diretor de commerce da Cadastra, “o mercado brasileiro de e-commerce traz ainda muitas janelas de oportunidade. No B2C, temos nichos a serem explorados, aumento de frequência, penetração e modelos omnichannel. Já no B2B o potencial é ainda maior, com marcas de baixa maturidade e jornadas digitais em construção, em um ambiente que está mais aberto às interações à distância”.

Alavancas do crescimento

Algumas estratégias já se provaram efetivas para estimular vendas no e-commerce e a próxima grande virada já começa a dar seus primeiros passos. O uso de dados para basear estratégias de vendas não é exatamente novo, mas são poucas as marcas que têm uma estratégia bem definida nesta área, com informações realmente relevantes, organizadas e com integração de sistemas de ponta a ponta. 

“Quando unimos dados do CRM, de vendas digitais, físicas e de outras origens é que conseguimos dar um verdadeiro salto, com a aplicação de testes e abordagens preditivas que trazem grandes resultados para as marcas”, afirma Pablo Ribeiro.

Feita a base, pode-se aplicar de forma segura diversas automações de marketing que dão escala a um custo baixo às interações com consumidores. “Essas tecnologias permitem criar campanhas automatizadas que nutrem leads com conteúdos personalizados em cada etapa da jornada do cliente. Isso não só economiza tempo, mas também garante que os clientes recebam as mensagens certas no momento certo”, diz o diretor de Commerce. 

Do ponto de vista tecnológico, a arquitetura headless traz grandes vantagens. Através do back-end desacoplado do front-end, a marca tem mais autonomia e liberdade para fazer customizações, o que torna a loja mais veloz e aprimora a experiência dos consumidores.

A Inteligência Artificial (IA) também já chegou com força ao e-commerce. A aplicação mais visível são os chatbots. Eles podem melhorar significativamente o atendimento ao cliente, oferecendo suporte 24/7 e respostas instantâneas. Podem ainda ajudar em processos de compra, responder a perguntas frequentes e resolver problemas comuns, liberando a equipe humana para lidar com questões mais complexas. Outro uso já viável é na previsão de demanda e gestão do estoque, o que economiza valores substanciais para as marcas e evita rupturas. 

Outra tendência é a Realidade Mista. A Cadastra projeta que a próxima “onda” do e-commerce será o avanço dessa tecnologia nas interfaces de ambientes digitais para compras. Por isso, levará ao Fórum E-Commerce Brasil 2024 uma ativação em que os visitantes poderão vivenciar uma experiência imersiva e interativa. Nesta demonstração de Realidade Mista, os participantes terão a oportunidade de dirigir um caminhão da marca de um dos clientes da Cadastra. Durante o trajeto, será possível explorar detalhadamente tanto o espaço interno quanto o externo do veículo. Além disso, poderão ler sobre todas as características do caminhão, oferecendo uma experiência completa e informativa.

De acordo com a Grand View Research, o mercado global de AR nos negócios atingirá US$ 198 bilhões até 2025, com uma taxa de crescimento anual de cerca de 46%. Esse movimento também é respaldado pela pesquisa da Harvard Business Review, que revela que 61% dos consumidores preferem lojas que oferecem experiências de AR e virtualidade.

O COE de Commerce da Cadastra já desenvolveu projetos envolvendo os temas acima para marcas reconhecidas como Carrefour, McDonald’s, Unilever, ABInbev, Elo, Pague Menos, Lupo, Localiza, Polishop, Mondial, Kroton, Bayer, Universal, Reebok, Reserva, Next, Ceconsud, dentre outros.