A OpenAI anunciou, nesta semana, a aplicação de um recurso que permite compras diretas dentro do ChatGPT. A novidade, que amplia sua atuação no e-commerce, é chamada de Checkout Instantâneo e foi desenvolvida em parceria com a Stripe. Ela utiliza o Agentic Commerce Protocol, padrão aberto para transações em inteligência artificial (IA).

Segundo a empresa, mais de 700 milhões de pessoas utilizam o ChatGPT semanalmente para diferentes tarefas, incluindo a busca por produtos. Agora, usuários das versões Plus, Pro e Free nos Estados Unidos já podem efetuar compras de itens de vendedores do Etsy, com planos de expansão para mais de um milhão de lojistas do Shopify, entre eles marcas como Glossier, SKIMS, Spanx e Vuori.
Neste primeiro momento, a ferramenta suporta apenas a compra de itens individuais. A expectativa é incluir carrinhos com múltiplos produtos e ampliar a disponibilidade para novas regiões e varejistas.
Funcionamento
Ao realizar uma busca no chat — por exemplo, “melhores tênis de corrida por menos de US$ 100” ou “presentes para um apaixonado por cerâmica” —, o sistema retorna sugestões de produtos da web classificadas por relevância, sem patrocínio.
Quando um item é compatível com o Checkout Instantâneo, o consumidor pode clicar em “Comprar”, confirmar o pedido, dados de envio e pagamento e finalizar a compra sem sair do ChatGPT. O pagamento pode ser feito com cartão cadastrado na plataforma ou outras opções de pagamento rápido.
O processamento de pedidos, pagamentos e atendimento ao cliente continua sob responsabilidade do lojista, que mantém controle total da transação. O serviço é gratuito para os usuários e os comerciantes pagam uma taxa por compra concluída.
Protocolo aberto para integração
O Agentic Commerce Protocol, código aberto lançado junto ao recurso, estabelece uma linguagem comum para que agentes de IA e empresas concluam transações de forma segura. Desenvolvido em parceria com a Stripe, o protocolo foi criado para funcionar em múltiplos processadores de pagamento e permitir integração rápida, sem necessidade de mudanças no backend dos comerciantes.
Para os lojistas que já utilizam a Stripe, a habilitação pode ser feita com apenas uma linha de código. Aqueles que operam com outros processadores podem participar por meio de uma API do Stripe ou pela adoção da especificação de pagamentos delegados prevista no protocolo.
Segurança e controle
A empresa afirma que o modelo foi desenvolvido com foco na confiança e transparência. Todas as etapas de compra exigem confirmação explícita do usuário e os pagamentos são processados por meio de tokens criptografados autorizados para valores e comerciantes específicos.
A quantidade de dados compartilhados com o lojista é mínima, restrita às informações necessárias para a conclusão do pedido, sempre mediante consentimento do consumidor.