A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) oficializou, nesta semana, o Click to Pay. Desenvolvido pelas bandeiras de cartões, o método será utilizado para padronizar o pagamento com cartão no e-commerce, permitindo checkout do consumidor sem necessidade de cadastrar informações bancárias.
A ideia de concluir a compra de determinado produto com “poucos cliques” é exatamente o que norteia os rumos dessa novidade. Além da agilidade, o modelo promete dar mais segurança ao consumidor dentro do e-commerce, ajudando na conversão de vendas e diminuindo tentativas de fraude.
Na prática
A partir de agora, o Click to Pay está incluído aos checkouts de e-commerces brasileiros e se junta às formas de pagamento já conhecidas. Entenda sobre seu funcionamento:
- O acesso depende do cadastro do consumidor no Click to Pay, que registra e-mail, número de telefone e informações do cartão selecionado. O perfil pode ser feito diretamente no checkout de uma compra, aplicativo do banco ou na plataforma da bandeira do cartão;
- Ao optar pelo novo modelo de pagamento no terço final da jornada de compra, um e-mail será solicitado ao consumidor. A partir disso, se inicia o processo de autenticação em dois fatores;
- Feita a confirmação, a compra é finalizada no site de origem do pedido, sem o mesmo requisitar quaisquer dados de cartão. Isso acontece pois todos os dados bancários necessários para a transação estão na base do Click to Pay, emitidos conforme a bandeira do cartão utilizado pelo usuário;
- Assim, a empresa repassa estes ao e-commerce de forma tokenizada, ou seja, criptografadas e transformadas em credenciais digitais únicas que garantem a segurança de dados sensíveis.
A ideia, em resumo, é criar uma experiência de pagamento condizente ao cenário nacional e uniforme, independente de qual bandeira de cartão for usada durante a compra.
Adesão ao Click to Pay
Algumas empresas de cartão já ofereciam a modalidade com conceitos individuais e formatos diversos. Contudo, o Click to Pay promete ser diferente justamente no quesito de harmonizar processos e tecnicidades da forma de pagamento.
Entre as companhias que já anunciaram adoção ao novo modal, estão Mastercard e Visa, além da Adyen e a plataforma Ingresse, que comercializa ingressos de shows, festivais, festas universitárias e jogos de futebol.
No cenário global, a Mastercard já atua com o Click to Pay em 35 países além do Brasil, com destaque para EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália e México. Na visão de Marcelo Tangioni, presidente da Mastercard Brasil, a aplicação de tecnologia em serviços financeiros têm democratizado as compras.
“Os consumidores e as empresas desejam ter mais opções, liberdade e agilidade para pagar e receber. O Click to Pay é uma iniciativa de toda indústria de meios de pagamentos voltada a isso. Segundo dados da Mastercard, as transações globais com Click to Pay cresceram mais de 60% no ano passado em comparação com 2022”, afirma o executivo.