Logo E-Commerce Brasil

Codeby e o MetaCommerce XP: o metaverso no varejo é possível!

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Visitante experimentando o MetaCommerce XP no estande da Codeby, no VTEX Day 22

O metaverso está cada vez mais presente em várias esferas do nosso dia a dia.

No varejo, por exemplo, o metaverso visa gerar aproximação com os clientes. Além de oferecer maior praticidade de hora de fazer as compras e trazer novas oportunidades dentro do universo digital. Inúmeras marcas já estão aderindo às versões de suas lojas no metaverso.

De acordo com o levantamento realizado pela Gartner, uma das principais empresas mundiais especializadas em pesquisa e consultoria em tecnologia da informação, a previsão é que até 2026, cerca de 25% das pessoas devem passar ao menos uma hora por dia no metaverso!

Ou seja, esta é uma tendência capaz de expandir e aprimorar os modelos de negócios das empresas de maneiras sem precedentes, permitindo que acompanhem o novo comportamento dos consumidores em relação à jornada de compra e as novas formas de consumo online.

MetaCommerce XP: a solução da Codeby no VTEX Day 2022

Durante o VTEX Day 2022, no estande da Codeby, tivemos em ambos os dias a demonstração de ativação com MetaCommerce XP totalmente integrada à plataforma VTEX, simulando uma compra no universo digital, em uma verdadeira imersão na realidade virtual.

Desenvolvida por nossos Head de Inovação e Head de Design, Reginaldo França e Felipe Julio, que trabalharam e se dedicaram ao longo de semanas para levar essa experiência incrível ao evento, a simulação do MetaCommerce XP reuniu dezenas de pessoas no estande da Codeby e se tornou uma das atrações mais comentadas, ganhando bastante notoriedade.

Mais do que isso. Despertando o interesse de quem teve a oportunidade de participar da simulação em entender como funciona a realidade virtual de um metaverso e também dando alguma ideia de como poderá ser usado em breve nos canais digitais dentro deste universo.

“É apenas no FAÇA que tudo se encaminha, e com a tecnologia não é diferente. Foi com essa mentalidade que decidimos desenvolver uma solução inédita no mercado com apenas 30 dias a frente antes da apresentação da experiência no VTEX Day. Nosso time fez e, no final, conseguiu garantir que o resultado fosse inesquecível e impactasse positivamente tantos visitantes durante o evento”, comenta Reginaldo França, nosso Head de Inovação.

Utilizando óculos de VR (realidade virtual), os visitantes assistiram um breve vídeo do nosso Head de Inovação explicando a experiência e, em seguida, puderam se locomover e interagir dentro do ambiente vendo quadros contando um pouco sobre a história da Codeby desde 2018, fotos de nossos colaboradores e recortes de alguns projetos que realizamos até agora.

No final, os visitantes seguiram para até um espaço dentro da ativação, simulando um checkout da compra depois de cadastrarem seus e-mails, para onde os dados referente a compra efetuada foram enviados. A surpresa é que esses participantes concorreram ao sorteio de uma Alexa Echo Show 8 e uma Alexa Echo Show 10. Cujos ganhadores foram anunciados na tarde do último dia (13) do VTEX Day.

A ideia do MetaCommerce, então, é justamente mostrar como é possível usar o metaverso no varejo. Como dito acima, esta tendência tem o potencial de abrir um espaço inimaginável de negócios para as marcas, ajudando a estreitar a relação com os consumidores e, consequentemente, aumentando assim a possibilidade de vendas e lucros maiores.

“O metaverso é uma tecnologia que está conquistando o mercado pelas grandes oportunidades que traz para as marcas, principalmente do varejo online. Nosso time entende estas novas tendências e busca explorar através da criatividade e inovação, experiências únicas para o mercado de e-commerce”, explica Felipe Julio, nosso Head de Design, que complementa: “Ter participado deste projeto como designer e desenvolvedor me fez abrir a mente para tudo o que pode ser explorado para aproveitar ao máximo essa nova tecnologia”.

Para você que não teve a oportunidade de experimentar a simulação do MetaCommerce no VTEX Day ou quer repetir a imersão nessa iniciativa incrível da Codeby, basta clicar aqui!

Leia também: Consumidor do mercado digital pedem por ‘incentivos digitais’; veja.