Os chineses, líderes no comércio eletrônico, têm cada vez mais feito ações para impulsionar as vendas dos seus produtos. Agora, estão buscando abaixar os preços, contribuindo com a demanda dos compradores chineses que buscam descontos em meio à instabilidade econômica. É assim que o Alibaba Group Holding e a JD.com conduziram este ano suas campanhas de preços mais baixos. O objetivo funciona como uma via de mão dupla: atender os consumidores que querem economizar dinheiro e incentivar os comerciantes a vender.
Em maio, uma das principais plataformas do Alibaba, a Taobao, lançou o “Taobao Good Price” dentro do aplicativo. Além disso, também exigiu que os vendedores oferecessem pelo menos 10% de desconto nos produtos anunciados durante o festival de compras, que ocorre anualmente no dia 18 de junho. A plataforma também priorizou a venda dos itens com maior desconto e preços mais baixos.
A JD.com deu início a um programa de subsídio no início do ano e ofereceu US$1,4 bilhão para descontos em produtos. A iniciativa, promovida como “preço baixo diário”, foi engajada junto a um esforço para recrutar comerciantes terceirizados.
Os resultados
O cenário demonstra que a estratégia foi eficaz, pois o Alibaba e JD.com superaram as projeções para os resultados do trimestre. A JD.com anunciou uma alta de 7,6% na receita do segundo trimestre e os executivos disseram que o programa de preços baixos atraiu novos clientes, aumentando também a frequência de compras e o valor médio dos pedidos. Enquanto o Alibaba obteve um crescimento de 14% na receita de abril a junho, sua maior taxa de crescimento desde o final de 2021.
Para Trudy Dai, Diretora-presidente do Taobao e do Tmall Group, um dos braços comerciais do Alibaba na China, eles têm “tentado dar aos usuários uma experiência de que boas mercadorias não precisam ser caras”. Ela também comentou que, com os preços baixos, as plataformas tiveram um rápido crescimento no número de compradores de cidades mais pobres, atingindo também jovens e idosos.
Essa estratégia de vender produtos com desconto tem aproximado o Alibaba e JD.com do seu concorrente, a PDD Holdings. Com apenas oito anos, a plataforma Pinduoduo da multinacional PDD, ameaçou o pódio da concorrência com suas ofertas e grandes descontos. Entretanto, a PDD ainda não informou seu resultado trimestral.
Há outros setores que estão sentindo a busca por produtos acessíveis. Como é caso do entretenimento. Em depoimento, James Mitchell, Diretor de Estratégia da gigante chinesa de videogames e Mídia Social Tencent, comentou que os consumidores estão procurando por passatempos mais acessíveis em vez de luxos, o que, segundo ele, contribuiu para os negócios de jogos da empresa.
As previsões
O planejamento de negócios dos executivos do Alibaba e JD.com para os próximos trimestres é cauteloso, pois a economia chinesa exibe mais sinais de desaceleração. Por enquanto, o panorama traz uma reestruturação da JD.com, já no Alibaba, os funcionários mais próximos do tema comentaram que os líderes de diversas equipes de negócios estão mais conservadores na aprovação de novos investimentos.
Mesmo com a onda de oferecimento de descontos, é importante se atentar ao fator econômico como um motor dessas ações, pois, ao que tudo indica, a tendência das empresas de incentivar os programas de desconto para vendas de produtos tem indicado incerteza, demandando mais tempo para ser amplamente adotada como uma estratégia de incentivo do comércio online.
Fonte: Valor